Garotinha inglesa que fala ‘mineirês’ comenta relação com Minas Gerais: ‘Muito legais’

capa bailey
A garotinha britânica, que fala “mineirês” conversou com o BHAZ junto com a mãe e contou algumas curiosidades (Redes Sociais)

Vita Bailey, de 9 anos, ficou bastante conhecida na internet nos últimos dias, principalmente entre os mineiros. Um vídeo da garotinha britânica falando “mineirês” viralizou nas redes sociais, em um show de fofura. A britânica é filha de pai inglês e mãe mineira.

O portal BHAZ conversou com Vita e a mãe, Marielle Bailey, para entender um pouco mais sobre essa relação com Minas Gerais, além de descobrir algumas curiosidades.

Tudo começou há 18 anos, quando Marielle, que nasceu em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, foi estudar inglês em Londres. Logo no primeiro mês, conheceu aquele que seria seu futuro marido e construiu família no Reino Unido.

Quando Vita nasceu e começou a ir para a escola, Marielle já queria que a filha aprendesse português. A garotinha brinca e conta que sabe a língua “desde que nasceu”. Já a mãe fala da importância de manter esse laço, não só com o Brasil, mas também com o estado e a cidade de onde veio.

“A gente vai mudando, se adaptando em vários aspectos da nossa vida. E aqui a gente se adapta ao jeito britânico. Porém, eu sempre quis manter essa ligação muito viva dentro de mim. Eu amo ser brasileira, amo minha cultura. Além disso, tenho uma relação incrível com minha família. Então, sempre quis, sempre pensei que quando eu tivesse filhos, eu queria que eles fossem bilíngues e falassem português”, explica.

E o português é uma língua difícil de aprender? Para alguns, pode até ser, mas não para a garotinha britânica que já fala até “mineirês”. Vita diz que a dificuldade é outra.

“Eu acho que português é fácil, mas as pessoas brasileiras falam muito rápido, então, às vezes, fico sem entender. Também tem o sotaque, que tudo, em Minas, se chama ‘trem'”.

Apesar da menina saber o português há alguns anos, Marielle afirma que a filha começou a desenvolver a pronúncia e as expressões depois que os vídeos começaram a ser gravados, já que Vita sempre se mostrou muito confortável em frente as câmeras. E quando a garota é perguntada se pretende continuar com os conteúdos…

“Eu gosto muito de fazer vídeos, principalmente para os brasileiros, porque eu gosto da conexão com as pessoas”, disse.

Mas essa conexão não fica só na internet. Todos os anos, ela vai com os pais para Uberlândia, encontrar a família materna. E aproveitam as férias para conhecerem alguns lugares no Brasil. Na viagem mais recente, eles foram para Bertioga, no litoral de São Paulo.

Marielle já levou Vita para algumas praias e outras cidades brasileiras, mas a garota não se recorda muito. O que ela se lembra e faz questão de contar é sobre como gosta de Minas Gerais.

“Eu não penso em lugares para conhecer, porque Uberlândia já tem muita coisa para fazer, já tem tudo. No Brasil, eu gosto muito da comida: brigadeiro, açaí e churrasco. Também acho as pessoas muito legais”, explicou.

Uma relação muito forte que, se depender de Marielle e Vita, será mantida para sempre. Inclusive, a garotinha até mandou um recado especialmente para o BHAZ.

João Lages[email protected]

Repórter no BHAZ desde setembro de 2023. Jornalista com 4 anos de experiência em veículos de comunicação. Fez cobertura de casos que têm relevância nacional e internacional. Com passagem pela RecordTV Minas, também foi produtor e editor de textos na Record News.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!