Gil do Vigor revela que teve aula com amigo da igreja para ser ‘menos’ gay

Gil do Vigor Gilberto Nogueira BBB
Gil conta história inédita em seu livro (Reprodução/@gildovigor/Instagram)

A biografia “Tem que Vigorar!”, de Gilberto Nogueira, ex-BBB21, lançada na semana passada, tem relatos de vários momentos difíceis que Gil do Vigor enfrentou durante a vida. Um dos mais significativos foi o duro processo para se aceitar como homossexual. No Big Brother, o economista falou de alguns desses momentos, mas na narrativa, ele conta de forma inédita sobre um “treinamento” que recebeu de um amigo da igreja para se reprimir.

Como o economista contou no programa, ele atuou como missionário mórmon da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Ele abraçou a missão de pregar o evangelho em 2011 e foi enviado a São Paulo. Como explica na biografia, Gil acreditava que seria “curado” se seguisse o caminho da igreja: “Durante a missão, eu me reprimia. Negava quem eu era. Achava que, por ser missionário, fosse ser ‘curado’. Como se homossexualidade fosse uma doença. Era algo que me dilacerava profundamente”, escreveu.

Nessa época, em um dos trabalhos da igreja, Gil foi confrontado por um amigo sobre o seu “jeito errado”. O homem em questão disse que não queria andar com o pernambucano, pois achava que ele não caminhava com “jeito de homem”. O economista aceitou, então, a se submeter a um “treinamento” para se reprimir, tentando se comportar “como homem”. Nestas aulas, o amigo o filmava e depois apontava o que ele estava fazendo de “errado”.

Gil até hoje tem receio de se ver no vídeo por conta desse tipo de repressão que vivenciou. “Essas coisas absurdas pelas quais passava me faziam demorar ainda mais para aceitar minha sexualidade, para aceitar que não sou doente, que é tudo um enorme preconceito”, conta.

Festa no Big Brother

Conforme relata Gil do Vigor, um momento decisivo de sua aceitação aconteceu ainda este ano, dentro da casa do BBB, na festa Rainbow (arco-íris, em português), tema escolhido pelo pernambucano após ganhar a prova do líder daquela semana. Gilberto relata que ali entendeu definitivamente que não precisava mais se esconder de ninguém, nem de si mesmo.

Ele ainda falou sobre o beijo com o Lucas, outro ex-participante do reality show, na festa com o tema Amsterdam. Os dois deram o primeiro beijo gay do Big Brother Brasil. “Foi no ‘Big Brother’, também, que protagonizei , com o Lucas, uma das cenas mais reveladoras e libertadoras de minha vida: um beijão, apaixonado, na boca.(…) E a Globo exibiu, lindamente, mostrando que o amor entre dois homens existe, é normal e não tem nada de errado”, escreveu.

Apesar do relacionamento difícil com a religião, o quarto colocado do programa visitou a igreja mórmon após sair da “casa mais vigiada do Brasil”. “Sou um filho de Deus, por ele estou aqui”, diz a legenda do economista.

O livro também traz relatos de outras pessoas, como a da mãe de Gil, Dona Jacira, que revelou que já se prostituiu para comprar comida para os filhos. Na narrativa, ela ainda conta que chegou a pedir ajuda financeira para o pai de Gilberto, que disse que só daria se ela tivesse relações sexuais com ele, o que ela negou. 

Edição: Vitor Fernandes

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!