Influenciadora mineira chama mulheres de ‘baianas assalariadas gordas’ e perde contrato com marca

mariana gasques
Mariana Gasques teve falas preconceituosas em stories divulgados no Instagram (Reprodução/Twitter)

Uma influenciadora digital mineira virou alvo de críticas após comentários preconceituosos durante viagem à Turquia. Em determinado momento de um vídeo, Maria Gasques se refere a mulheres como “baianas assalariadas e gordas”. A fala foi considerada racista, gordofóbica e xenofóbica por uma marca de roupas que disse que não contará mais com a divulgação da influenciadora.

“Gente, isso que dá sair para beber e não ter limite. Fui parar no caticreu e perdi o voo de Izmir para Istambul. Tô aqui, de busão, aguentando essas baianas assalariadas gordas. Gente, para quem não andava de busão, vou ter que ficar aqui quase 10 horas. Se eu for presa, é porque matei um aqui na Turquia”, disse durante o vídeo. As imagens foram divulgadas nas redes sociais pelo ativista Antonio Isuperio. Em outro trecho, ela ainda disse que, caso fosse presa, seria por ter matado “algum animal do ônibus, as baleias ou os macacos”.  

‘Sem querer’

Com a repercussão negativa, a influenciadora precisou utilizar o Instagram para pedir desculpas às pessoas que “se sentiram ofendidas”. Segundo a mulher, o vídeo deveria ter sido enviado apenas para um grupo de amigas. “O guia me deixou em um posto de gasolina no meio do nada, e lá é um país muito perigoso. Depois algumas pessoas ficaram rindo da minha cara e me exaltei. Fui gravar para esse pequeno grupo, mas acabou indo sem querer para a minha página”. Ela ainda completou dizendo que o “problema” dela era com os turcos.

Assista:

Perda de contrato

A marca Morena Rosa, que já teve trabalhos publicitários com a influenciadora, divulgou uma nota de repúdio (leia abaixo na íntegra) e encerrando a parceria com Gasques. “Nós repudiamos as palavras ditas por ela em seu perfil e não toleramos nenhum tipo de violência, seja ela racista, gordofóbica, xenofóbica ou qualquer ação que fira a dignidade de qualquer pessoa”.

A empresa disse também que desconhecia “esse tipo de comportamento dela”. A marca lamentou que “um dia ela tenha tido qualquer associação que contratos os serviços dela”. Por fim, a empresa informou que “a partir desse evento, não permitiremos a contratação dos serviços dela por qualquer parceiro que se relacione com a Morena Rosa”.

Reprodução/@morenarosaoficial/Instagram
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!