Inseto ‘fiscal de banheiro’ fica famoso na web e intriga brasileiros

print mosquito de banheiro
Post sobre o bicho acumulou mais de 100 mil curtidas em apenas dois dias (Reprodução/Twitter/@lfrockefeller/@insetologia2)

Quem gosta de estar por dentro dos assuntos mais comentados nas redes sociais provavelmente esbarrou em vários posts sobre um bichinho muito peculiar neste fim de semana. O debate sobre o “mosquito do banheiro” ganhou enormes proporções, com milhares de pessoas de todo o país comentando sobre sua capacidade de não ter nenhuma característica marcante e, ao mesmo tempo, ser conhecido por tanta gente.

“Esse inseto. Sem nome, sem som, sem função” foi o tuíte que originou o debate no último sábado (25). Com nada além de uma legenda simples e uma foto do inseto, a publicação já acumula quase 110 mil curtidas e mais de 20 mil comentários, e o mosquito chegou a ganhar uma conta própria na rede social, provando o que muitos já imaginavam: todo mundo conhece o tal bichinho. Mas será que conhece mesmo?

Todo o rebuliço em torno do animal nas redes sociais foi gerado por causa da falta de conhecimento concreto sobre sua origem e hábitos. Nos comentários do post, foram usados apelidos como “fiscal de banho” e “fiscal de banheiro sujo” e não faltaram suposições sobre a espécie – que chegam até teorias mais absurdas, como “eles foram inventados pelo governo para espionar enquanto a gente toma banho”.

Afinal, que bicho é esse?

Para esclarecer de uma vez por todas o mistério do inseto que todo brasileiro conhece, o BHAZ foi atrás de explicações. A bióloga Daniela Fernanda dos Santos, responsável técnica em controle de vetores e pragas urbanas, mostrou que nem todas as suposições sobre o bicho estão erradas.

Para começar, todas as teorias sobre o motivo de ele aparecer sempre nos banheiros têm uma explicação. É que o mosquito, da espécie Psychoda sp, sobrevive em ambientes ricos em matéria orgânica, como é o caso dos banheiros. Daniela explica que ele se alimenta de um biofilme criado na matéria que se acumula dentro dos ralos.

Por isso, uma segunda suposição muito comum sobre o bicho – a de que ele é “fiscal de banheiro” – também não está errada. “Ele é um bioindicador de ‘sujeira’. Sua presença está ligada ao excesso de matéria orgânica nos ralos”, explica a bióloga, que esclarece ainda que é possível que ele apareça em outros ambientes com condições semelhantes: “Eles ficam em locais que possuem ralos e caixas com matéria orgânica. Cozinha, lavabo, garagem, lavanderia…”

Há algum risco?

Entre os comentários da publicação responsável por deixar o mosquito “famoso” nas redes sociais, algumas pessoas comentaram que ele já chegou a pousar nela, algumas vezes durante o banho. Com isso, vem a preocupação: o contato com o bicho traz algum risco para a saúde?

De acordo com Daniela, ainda não há nenhum relato de transmissão de doença relacionada ao mosquito ou de alerta para algum outro risco. No entanto, isso não significa que os cuidados podem ser ignorados: “Eles podem disseminar outros microrganismos no corpo, já que frequentam o banheiro”.

E como ficar livre dele?

Para quem já não aguenta mais ter que dividir o espaço do banheiro com os tais mosquitinhos, Daniela explica o que pode ser feito. “Para evitar que eles apareçam, [é preciso] sempre manter os ralos limpos, sem matéria orgânica”, orienta.

Além da prevenção, também é importante estar atento à frequência com que os animais aparecem e a quantidade: “Se houver grande quantidade de insetos adultos, tem que fazer uma desinsetização com empresa especializada, que vai utilizar produtos profissionais para o combate desta praga”.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!