J.K. Rowling volta a virar alvo de críticas após novas falas transfóbicas: ‘Barbaridades’

jk rowling
JK Rowling foi criticada novamente por comentários transfóbicos a respeito de decisão policial (Debra Hurford Brown/Divulgação)

JK Rowling, autora da famosa saga de livros Harry Potter, voltou a gerar revolta nas redes sociais após fazer, novamente, comentários transfóbicos nas redes sociais. Desta vez, a fala veio acompanhada de um artigo do The Times, compartilhada pela autora nesse domingo (12). O texto tratava de uma decisão da polícia de passar registrar como “mulheres” autores de estupro que se identifiquem com o gênero feminino.

Conforme a publicação, com a modificação, caso a pessoa que praticou se identificasse como mulher, assim seria registrado no boletim de ocorrência, ainda que o gênero não coincidisse com os documentos. Ao compartilhar o texto, Rowling ironizou: “Guerra é paz. Liberdade é escravidão. Ignorância é força. O indivíduo com pênis que estuprou você é uma mulher”.

‘Escolha outra coisa para ficar obcecada’

A autora foi muito criticada no Twitter pelo comentário transfóbico. “Talvez sua resolução de ano novo devesse ser passar um ano sem tuitar sobre pessoas trans. Há tantos outros assuntos para tuitar. Escolha outra coisa para ficar obcecada”, disse um internauta.

Outra pessoa se solidarizou com o público trans que acompanha a autora: “O que mais me dói nesse papo sobre a JK Rowling é pensar na quantidade de pessoas trans que cresceram encantadas com o mundo que ela criou para hoje em dia ler as barbaridades que ela escreve. Imaginem a dor de ver um ídolo seu invalidando a sua existência publicamente? Que dor!”.

Vários outros fãs também se manifestaram sobre o assunto, inclusive influenciadores digitais do Brasil. A youtuber e historiadora Giovanna Heliodoro, do “Trans Preta”, publicou: “Me desculpem, mas eu aprendi a desgostar de tudo que vem da transfóbica JK Rowling. Não consigo ver Harry Potter com o mesmo olhar de antes e nem romantizar Animais Fantástico!”.

Felipe Neto também criticou a atitude da autora e lamentou. “Eu não sei o que aconteceu na vida da JK Rowling, mas é completamente incompreensível que ela decidiu atacar mulheres trans como objetivo de vida, lutando para que não sejam consideradas mulheres”, disse o youtuber, que ainda completou: “Eu, como fã eterno de Harry Potter, não consigo entender”.

Preconceito se repete

Essa não foi a primeira vez que a escritora JK Rowling foi criticada por comentários transfóbicos. Em julho de 2020, ela gerou revolta ao comentar um artigo intitulado “Criando um mundo pós-Covid-19 mais igualitário para pessoas que menstruam”.

“‘Pessoas que menstruam’. Tenho certeza de que costumava haver uma palavra para essas pessoas. Alguém me ajude? Wumben? Wimpund? Woomud?”, disparou JK Rowling à época, usando variações da palavra “woman” que, em inglês, significa “mulher”.

Após o ocorrido, JK foi criticada por vários fãs e até mesmo atores de Harry Potter, como Emma Watson, que interpretou Hermione Granger nos longa. A autora também sofreu retaliações relacionadas a própria saga, como não ser convidada para o especial de 20 anos de Harry Potter exibido no HBO.

Edição: Giovanna Fávero
Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!