Jornalista Edney Silvestre deixa a Globo após 26 anos: ‘Não é um adeus, é um tchau’

Edney Silvestre
Jornalista fez um vídeo de despedida da emissora (Reprodução/@edneysilvestrereal/Instagram)

O jornalista e escritor Edney Silvestre está de saída da TV Globo, depois de 26 anos na emissora. Ele publicou no Instagram, nesta segunda-feira (19), um vídeo falando sobre a despedida e relembrando o início da carreira como correspondente nos Estados Unidos.

“Tudo passa, e hoje eu vim aqui para me despedir. Estou aqui, depois de cobrir os atentados terroristas de 11 de setembro, em Nova York; depois de entrevistar grandes estrelas de Hollywood e do cinema europeu; depois de mostrar o melhor de nós brasileiros, eu estou partindo”, diz ele no vídeo.

Edney Silvestre garantiu que, apesar de não aparecer mais nas telas da TV Globo, ainda estará presente em palestras, apresentações de eventos, conferências, aulas, peças de teatro, musicais, em uma nova minissérie, e, especialmente, nos livros escritos por ele.

“A razão de eu estar aqui, agora, hoje, é para agradecer. Agradecer esses 26 anos de apoio, palavras generosas, carinho. Isso não é adeus, isso é um tchau, com a minha gratidão. Até breve”, finalizou o jornalista.

A publicação conta com comentários de apoio e carinho de colegas de profissão, amigos e fãs. A jornalista Leda Nagle, o repórter da Globo Ben-Hur Correia e a atriz Barbara Bruno foram alguns que deixaram mensagens na postagem.

“Tenho muita sorte de nossos caminhos terem se cruzado, há dez anos, no Pantanal. Você me inspirou, acreditou em mim e me fez acreditar também. Sou seu fã! Obrigado e obrigado”, escreveu o jornalista Bruno Grubertt, da TV Globo.

A atriz Fernanda Montenegro também deixou a Globo nos últimos dias, depois de 41 anos na emissora.

Trajetória

Edney Silvestre atuou como correspondente do jornal O Globo em Nova York, nos Estados Unidos, a partir de 1996. Também estreou, naquele ano, no programa Milênio, da GloboNews.

O jornalista cobriu fatos marcantes como a visita do Papa João Paulo II a Cuba, em 1998; os dez anos depois da Guerra do Golfo, em 2000. e os atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos.

Antes da Globo, Edney foi datilógrafo e tradutor na Manchete Press, agência de notícias da Bloch Editores, e escrevia reportagens para as revistas Fatos e Fotos e Manchete. Nos anos 1970, trabalhou com publicidade e colaborou para o semanário O Pasquim.

Atualmente, ele trabalhava como repórter especial do Globo Repórter e apresentador do GloboNews Literatura. Em 2009, estreou como romancista com o livro “Se Eu Fechar os Olhos Agora”, ganhador do Prêmio Jabuti de Melhor Romance 2010.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!