Jornalista faz comentário racista ao comparar tranças de P.A. a ‘cadarços de sapato’

felipeh campos pa
Jornalista disse que atleta ‘estava mais bonito’ sem as tranças (Reprodução/RedeTV + Reprodução/@iampauloandre/Instagram)

O jornalista Felipeh Campos está sendo acusado de racismo após comparar as tranças de Paulo André a cadarços de sapato. Durante o programa “A Tarde é Sua”, da RedeTV!, dessa segunda-feira (2), o comentarista soltou a fala racista ao comentar o look do atleta e ex-BBB para o Baile da Vogue.

“Eu não gostei. Tenho um monte de cadarço lá em casa. Não gostei. Deveria ter ficado sem as tranças, estava tão bonito”, disse o jornalista, em meio a risadas. Os outros integrantes da atração também riem do comentário, mas discordaram dizendo que Paulo estava lindo.

A fala de Felipeh gerou revolta nas redes sociais, com várias pessoas apontando o racismo no comentário. A expressão “PA merece respeito” ficou entre os assuntos mais comentados no Twitter, após o episódio. “Tranças africanas carregam uma história, e não devem ser comparadas com um simples cadarço! E é lamentável, ter que vir ressaltar sobre esse assunto em pleno 2022! O nome disso vocês sabem o que é!”, escreveu uma usuária do Twitter.

Jornalista nega racismo

Felipeh Campos se justificou ao site Notícias da TV, dizendo que o comentário sobre as tranças foi motivado apenas pelo gosto pessoal dele e que não foi racista. “Desde criança fui criado com negros, sou do candomblé desde os meus oito anos e jamais cometeria um ato de racismo, da mesma forma que muitos possam não gostar do meu cabelo, eu não gostei do cabelo trançado do Paulo André, por uma questão de estética, eu não gostei”, disse o jornalista.

Edição: Vitor Fernandes
Guilherme Gurgelguilherme.gurgel@bhaz.com.br

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

Comentários