Jornalista da Globo pede demissão após adoecer por cobertura da pandemia: ‘Me senti impotente’

veruska donato globo
Veruska Donato escreveu texto carregado de emoção para se despedir da TV Globo (Reprodução/@veruskadonato/Instagram)

A jornalista Veruska Donato, de 49 anos, uma das principais repórteres da Globo São Paulo, pediu demissão da emissora após ficar com a saúde mental afetada pela intensa cobertura da pandemia de Covid-19. Pelas redes sociais, na noite de ontem (3), ela compartilhou a decisão com o público e disse que agora volta para sua cidade natal, em Campo Grande (MS), após 21 anos de Globo.

“Adeus! Sou um misto de ansiedade, saudade, alegria e tristeza. Nos últimos anos ouvi amigos queridos aconselharem a ‘relaxar’, ‘deixar pra lá’, ‘as coisas agora são assim’, ‘um dia você acostuma ou adoece’. Eu adoeci. Adoeci de saudades da família, da segurança de um lar, de medo, medo de morrer, de ver pessoas queridas morrerem”, inicia a profissional.

A repórter conta que fez reportagens de histórias de inúmeras tragédias, de “filhos que ficaram órfãos, pais que enterraram seus filhos”. “A gente se perguntava: Quando vai passar? A covid sucumbe a vacina, mas uma outra doença, essa antiga, mostra a cara de maneira cruel, a fome. Fiz várias reportagens sobre o quanto ela castiga, o quanto resiste. Descobri que diferente da fome, eu não sou resistente, diante dela me senti impotente”.

Hora de ir embora

Durante o texto, ela também lembra do padre Julio Lancelotti, que faz um trabalho social na cracolândia, em São Paulo. Veruska postou uma foto elogiando o trabalho do religioso, e recebeu dezenas de ofensas. “Eu já criei uma couraça em relação às redes sociais, mas o padre? Ah, não. O padre Julio é símbolo de afeto, é puro amor. Esse ódio mexeu comigo”.

Donato completa dizendo que é hora de voltar pra Campo Grande, para se reconectar com a mãe, amigas de infância e família. “É a vida cobrando o que é valioso. Precisei fazer escolhas. Deixo vocês e deixo a Globo, e para São Paulo que me acolheu com tanto amor deixo meu bem mais caro. Carolina fica prá estudar, deixo pra SP o meu melhor”, completa.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!