Atriz de 12 anos sofre ataques racistas ao ganhar papel principal da saga Percy Jackson; autor se pronuncia

Leah difere de características físicas da personagem dos livros
Leah difere de características físicas da personagem dos livros (Reprodução/leahsavajeffries /Redes sociais)

A atriz Leah Sava Jeffries, 12, tem recebido diversos ataques racistas após ser escalada para interpretar Annabeth Chase na série em “live action” da saga Percy Jackson. Por conta das características da personagem no livro serem diferentes de Leah, a adolescente é alvo críticas e teve até a conta dela no TikTok bloqueada. O autor da saga de livros publicou uma carta sobre o assunto nesta terça-feira (10).

A produção do Disney + começará as gravações em julho e divulgou o elenco principal composto por Walker Scobell, 13, Aryan Simhadri, 15 e Leah, na última quinta-feira (5). Desde então, o nome da atriz não saiu dos assuntos mais falados. Na mitologia dos livros, os personagens filhos da deusa Atena são sempre loiros de olhos acinzentados, como é o caso de Annabeth. Por esse motivo, desde a escalação de Leah, a atriz vem recebendo diversos comentários negativos nas redes sociais.

No Instagram, Leah contou em uma live ontem (9) que conta dela no Tik Tok foi derrubada após diversas denúncias. Aparentemente os “fãs da saga” que não a queriam como a personagem principal foram os responsáveis pelas denúncias que derrubaram o perfil da atriz da rede social.

“Para todos que estão odiando: parem de fazer isso. Eu sei que vocês acham que isso irá me machucar, mas não vai. Vocês estão apenas perdendo o seu tempo. Eu continuo confiante sobre eu mesma. Todo mundo está confiante, todo mundo está feliz por mim. Então não tentem me desanimar, não vai funcionar”, disse Leah no vídeo.

Carta aos fãs

Apesar do grande apoio que a atriz mirim recebe da equipe da série e dos fãs, alguns comentários racistas ainda chegam diretamente a ela. Em uma publicação no site dele, Rick Riordan, autor da saga Percy Jackson, escreveu uma carta intitulada “Leah Jeffries é Annabeth Chase” na qual defende a escalação de Leah. No texto, Riordan pede que os internautas parem de atacá-la e reforça os motivos que o levaram a escolhê-la.

O autor começa lamentando que tal declaração precise ser escrita e reconhece que parte da reposta geral à escalação da atriz foi positiva e alegre, como esperado. Ele também enfatiza que qualquer problema com a escalação dos personagens deve ser falado com ele. “Nós devemos ser capazes de concordar que praticar bullying e assediar uma criança online é indesculpavelmente errado. Por mais forte que Leah seja […] os comentários negativos que ela tem recebido online estão fora de linha. Eles precisam parar. Agora”.

O autor relembra que a escalação do papel seguiu as políticas da Disney de não discriminação. “Eu tenho sido claro, como autor, que estou procurando pelos melhores atores para habitar e dar vida às personalidades desses personagens, e que aparência física é algo secundário para mim. Nós fizemos isso. Nós levamos um ano para guiar esse processo e encontrar os melhores entre os melhores. Esse trio é o melhor”, escreveu.

‘Amigos, isso é racismo’

Rick Riordan continua na carta explicando os motivos dos comentários dos “fãs” terem sido racistas. “Você se recusa a acreditar que sua seleção tenha sido baseada no mérito. Sem que tenha a visto interpretando o papel, você a pré-julgou (pré + julgou = preconceito) e decidiu que ela foi contratada apenas para preencher uma cota ou cumprir um requisito de diversidade”, explica.

“Você se recusou a acreditar em mim, o cara que escreveu os livros e criou esses personagens, quando eu digo que esses atores são perfeitos para esses papeis. […] Você está julgando a adequação dela para esse papel unicamente e exclusivamente pela aparência. Ela é uma garota negra interpretando alguém que é descrita como branca nos livros. […] Amigos, isso é racismo”, comentou em outro trecho.

“A mensagem principal que Percy Jackson sempre expôs é que a diferença é força. Existe poder na pluralidade. As coisas que nos distinguem um dos outros são muitas vezes marcas e grandeza individual. Você não deveria, nunca, julgar alguém por como eles se encaixam em noções pré-concebidas. A criança neurodivergente que falhou em seis escolas, inclusive, pode ser o filho de Poseidon. Qualquer um pode ser herói”, finalizou. A carta de Rick Riordan pode ser lida na íntegra aqui.

‘Nós vamos arrumar isso’

A produtora da série, Becky Riordan, também postou mensagens de apoio à atriz no Twitter e garantiu que a situação com conta dela no Tik Tok já está sendo resolvida. “Para mantê-los a par do que está acontecendo. Sobre o TikTok. A família de Leah e a Disney estão trabalhando em um novo usuário para Leah. Nós vamos arrumar isso. Temos toda uma equipe de social media dedicada para o trio e suas famílias. As famílias também podem contatar eu ou Rick a qualquer hora”, escreveu.

“Demagogia é uma boa palavra para se conhecer. Nós temos que falar sobre interseccionalidade, misoginia e racismo? Misoginia é um problema igual aqui. Nós condenamos ambos. Ficar gritando? Annabeth não pertence a você. Ela nunca pertenceu. Deixem a Leah em paz”, escreveu.

“A maioria dos haters não sabem que são misóginos ou/racistas, então você não será capaz de convencê-los de que estão errados. A única coisa que você pode fazer? Muitos de vocês já estão fazendo isso! CANTE elogios para Leah. Grite sua aprovação de Leah em todo o mundo! Crie arte em sua homenagem. Celebre!”, finalizou utilizando a “#PJOCastDeservesRespect“, promovida pela campanha de apoio a Leah.

Apoio do Brasil

No Brasil, o nome da atriz mirim está entre os tópicos mais falados no Twitter. Diversos fãs estão manifestando seu amor e apoiando a nova Annabeth Chase. “Os comentários de ódio e racistas que a Leah Jeffries está recebendo são inadmissíveis. Ninguém deve jogar hate em uma criança. Leah passou pelos testes, conseguiu o papel e mereceu. Ela é a nossa Annabeth e ponto final! RESPEITEM!”, escreveu um.

“Dá pra ver que ela tem a essência da annabeth além de ser talentosa. e se o rick, o próprio criador a escolheu então ele sabe que foi a escolha perfeita”, defendeu um segundo. “o CRIADOR da obra ta colocando a mão no fogo por esse cast e os “fã” são simplesmente incapaz de dar uma chance, sobe até um ódio as vezes”, desabafou outro.

Edição: Roberth Costa
Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!