Ludmilla cancela performance no Prêmio Multishow após não ser indicada a ‘Cantora do Ano’: ‘Decepção’

Ludmilla
Ludmilla não recebeu indicação na categoria ‘Cantora do Ano’ e decidiu boicotar o prêmo (Reprodução/@ludmilla/Instagram)

A cantora Ludmilla anunciou que não se apresentará mais no Prêmio Multishow 2021, após não receber indicação na categoria “Cantora do Ano”. A artista foi a primeira mulher negra a vencer a categoria em 2019, e desde então não foi mais indicada. No Twitter, Ludmilla e vários internautas apontaram a injustiça ocorrida, uma vez que a cantora teve grandes sucessos desde o ano passado.

Nessa segunda-feira (18), o canal Multishow anunciou os indicados ao seu prêmio anual da música brasileira. Com isso, vários internautas sentiram falta de Ludmilla na categoria Cantora do Ano e começaram a reclamar de um suposto boicote à artista.

Então, na manhã desta terça-feira (19), a cantora fez um desabafo em seu Twitter, citando seus feitos na música brasileira. Ela reclamou do fato de o canal ter ignorado suas conquistas, deixando-a de fora da categoria Cantora do Ano.

Sucesso inegável

“Sou a primeira cantora negra da América Latina a acumular 1 bilhão de streams só no Spotify, hoje são mais de 1.5 bilhão de plays nas plataformas. Meus clipes somam 2.5 bilhões de views, Rainha da Favela ficou meses entre as músicas mais tocadas. São os números que falam!”, começou Ludmilla.

“Só esse ano lancei o Numanice ao vivo, projeto que impactou a cultura brasileira e revolucionou o mercado do pagode de um jeito jamais visto, por ser uma mulher a frente do projeto, projeto que garantiu o vídeo musical solo mais visto de 2021 por uma cantora pop brasileira…”, disse.

O clipe do medley “Desse Jeito É Ruim Pra Mim / Perfume / Antes de Dizer Adeus” – lançado em janeiro deste ano como parte do projeto “Numanice Ao Vivo” – acumula 35.538.202 visualizações. Atrás dela está Anitta, com “Girl From Rio” totalizando 35.448.089 views até o momento.

A intérprete apontou: “Deixa de Onda, Pra Te Machucar, Gato Siamês, Apê 1001, o Lud Session então nem se fala, tá na boca do povo. Desde quando ganhei a primeira vez e impactei todo o sistema por ser a primeira cantora negra a ser indicada e a vencer essa categoria em 26 anos de prêmio”.

‘Uma cantora negra, nunca mais fui indicada’

Ludmilla chamou a atenção para o fato de ser uma mulher negra, bissexual, funkeira e periférica e ter sido indicada na categoria somente uma vez, em 2019. Em 26 anos da premiação, Ludmilla foi a única mulher negra a vencer como Cantora do Ano no Prêmio Multishow.

“Uma representante das minorias, uma cantora negra, bissexual, funkeira, periférica, nunca mais fui indicada na categoria “Cantora do Ano”. Infelizmente essa é a forma que o sistema te boicota!”. Confira os tuítes da artista:

‘Falta de reconhecimento’

Ludmilla reconheceu as outras indicações recebidas, sendo “Hit do Ano” e “Clipe TVZ do Ano”, mas apontou para a falta de reconhecimento das premiações brasileiras. “Mesmo eu sendo indicada em outras categorias da premiação é nítida a falta de reconhecimento e entendimento das (poucas) premiações que temos aqui no Brasil”, afirmou.

“Assim como eu, vários artistas de vários segmentos e bandeiras que mereciam ser indicados ou serem reconhecidos da mesma forma que entregam conteúdos para seus públicos e estão na mesma situação”, lamentou a cantora.

Cantora cancela apresentação no prêmio

Por fim, Ludmilla anunciou que não irá mais se apresentar no Prêmio Mutishow 2021, em que estava escalada como performer da noite. A cantora justificou dizendo que “prefere não estar só por educação” onde não é bem-vinda.

“Venho por meio desse tweet avisar a todos e ao @multishow que não me apresentarei mais no prêmio esse ano. Obrigada pelo convite, mas onde não sou bem vinda prefiro não estar só por educação. Boa festa a todos”. Veja o tuíte:

‘Que decepção!’

Em um tuíte que contemplava o feito de Ludmilla como a cantora pop brasileira com o vídeo mais visto de 2021, a artista lamentou: “Eu deveria estar feliz e comemorar, a gente luta tanto pra chegar num devido lugar achando que só depende do nosso trabalho e esforço”.

“Mas quando estamos próximos de sermos reconhecidos pelo nosso suor e trabalho duro nos deparamos com um sistema filho da p*ta. Que decepção!”, registrou a intérprete de Deixa de Onda. Confira:

Gloria Groove também fica de fora

Gloria Groove também é uma das “boicotadas” da Premiação neste ano, embora tenha lançado o grande sucesso “Bonekinha”. A artista chegou a tuitar “cansa né meninas?”, enquanto os internautas repercutiam o assunto sobre os ignorados do Prêmio Multishow, nessa segunda-feira.

As indicadas à categoria Cantora do Ano do Prêmio Multishow são as artistas Anitta, Ivete Sangalo, Iza, Luísa Sonza e Marília Mendonça. A votação é aberta para o público, e os ganhadores serão revelados no dia 8 de dezembro.

Internautas apoiam Ludmilla

O nome de Ludmilla ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter nesta terça-feira, após seu anúncio. Muitos internautas concordaram com o posicionamento da cantora, enquanto outros disseram que ela exagerou. Algumas pessoas também apontaram o racismo presente na situação.

“A Ludmilla agiu corretamente em criticar o Prêmio Multishow, não é de hoje que eles deixam pessoas de fora para indicar quem é da casa, Ivete Sangalo não faz nada pela indústria musical faz séculos e toda premiação tá indicada”, opinou um usuário.

‘É difícil ser preto e fazer arte no Brasil’

Outra pessoa apontou: “Se qualquer outra cantora tivesse feito o que a Ludmilla fez esse ano, teria sido indicada em tudo e vocês estariam aclamando ela, mas como é a queen [rainha] vocês fecham os olhos”.

“O Multishow resolveu parar de indicar a Ludmilla em cantora do ano mesmo com ela tendo os requisitos básicos para estar inclusa… E esse ano ela se destacou no pagode, funk, R&B, pop. É difícil ser preto e fazer arte no Brasil. O que ela vai precisar fazer pro Multishow honrá-la?!”, questionou uma terceira pessoa. Confira um pouco da repercussão:

Edição: Giovanna Fávero
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!