Participante do MasterChef mandado para a senzala rebate preconceito; veja o ‘textão’

Reprodução/Facebook

O publicitário Leonardo Santos, de 22 anos, é um dos participantes do MasterChef que mais recebe críticas na web desde que o reality da Band começou. Ao longo dos episódios da quarta temporada, o rapaz tem se mostrado confiante e, para muitos internautas, a postura dele chega a ser arrogante. Nesse domingo (2), o confeiteiro recebeu uma mensagem racista junto com uma foto de participantes de outras edições da atração e aproveitou para rebater os apontamentos que tem sofrido, além de falar sobre preconceito racial. Vem ver!

Leonardo publicou o desabafo no próprio perfil dele no Facebook e, ao todo, a postagem já tem mais de 1,8 mil reações e quase 400 comentários. Na imagem que acompanha o texto, aparecem os baianos Iranete e Cristiano, a paulistana Gleice e a brasilense Nayane, entre outros. “Com licença, precisamos falar sobre preconceito. Durante essa madrugada recebi uma imagem que continha essas mesmas pessoas com a seguinte mensagem: ‘vocês são um lixo, eu tenho nojo de todos vocês, tenho pena de quem já comeu ou come qqr me@&a que vcs fazem, eu torço todos os dias pra vc ser humilhado e eliminado volta pra senzala embuste lixo'”, escreveu.

Leonardo é um dos participantes mais criticados do reality nesta edição

Reprodução/Facebook

Santos diz que ter recebido a mensagem não doeu, já que esta acostumado a lidar com o preconceito. Ele explica ainda que as posturas que adota no MasterChef são resultado das abordagens que sofreu ao longo da vida. “Durante toda a minha vida eu fui perseguido nos corredores dos supermercados, tive minhas notas de dinheiro reviradas e conferidas pelo caixa do supermercado 40 mil vezes, fui desprezado pelo vendedor por achar que eu não poderia comprar algo, e várias outras situações que qualquer outro cidadão negro já passou”, conta. 

Veja o relato na íntegra:

Nos comentários da publicação, Leonardo tem recebido mensagens de apoio e carinho. Mas, há também quem o julgue como vitimista. “Olha, entenda o que quero dizer, me pareceu bastante estratégico tudo isso. Claro que o preconceito ainda perdura em pleno século 21, mas, segue em frente. Vc sabe quem você é e, desculpa, mas preconceitos existem por todos os lados, apenas ignore”, escreveu uma internauta que acompanha a postagem. E Leonardo não deixou passar.

O participante do MasterChef se defendeu e disse que não quer tirar proveito da situação para se beneficiar no reality e explica que o programa é gravado. Ele ainda relatou outras situações em que sofreu preconceito pela cor da pele. Veja:

Reprodução/Facebook

Injúria racial x Racismo

A injúria racial consiste em ofender a honra de alguém valendo-se de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem. Já o racismo atinge uma coletividade indeterminada de indivíduos, discriminando toda a integralidade de uma raça. Ao contrário da injúria racial, o crime de racismo é inafiançável e imprescritível. Clique aqui para saber mais.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!