McPicanha sem picanha: McDonald’s entra na mira do Procon-SP, que exige explicações sobre lanche

McPicanha tem apenas "aroma natural" da carne nobre
McPicanha tem apenas “aroma natural” da carne nobre (Reprodução/mcdonalds_br/Instagram)

O Procon de São Paulo enviou uma notificação para a representante da rede McDonald’s no Brasil pedindo explicações sobre a nova linha de hambúrguer McPicanha, nesta quinta-feira (28). O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) também investigará a campanha publicitária envolvendo o novo lanche. É que o McPicanha não contêm efetivamente a carne picanha, mas sim, seu “aroma natural”.

O novo lançamento do fast food ocorreu no início do mês de abril e contou com publicidades em larga escala, incluindo no reality show “BBB 22”. A controvérsia gira em torno de, em sua composição, o McPicanha não conter o corte nobre da carne, mas sim um molho com o “aroma natural de picanha”.

Por meio de nota enviada ao BHAZ, o McDonald’s explica que “a empresa já está trabalhando para esclarecer os questionamentos levantados pelo Procon, dentro do prazo concedido” (veja na íntegra abaixo).

O Procon-SP notificou a Arcos Dourados Comércio de Alimentos, representante do McDonald’s no país, pedindo informações sobre a tabela nutricional dos sanduíches, atestando a composição dos ingredientes e sua qualidade.

O órgão ainda exige “os gabaritos das embalagens utilizadas para acondicionamento dos produtos nas lojas físicas para consumo imediato e para entrega (delivery) e cópia dos materiais publicitários e das mídias de divulgação da linha de 2022”.

Além disso, a rede de restaurantes deverá apresentar os documentos de autorização de comercialização dos produtos e os termos utilizados nas campanhas publicitárias. Os esclarecimentos deverão ocorrer até o dia 2 de maio.

Nota do McDonald’s na íntegra

A rede esclarece que a plataforma recém-lançada denominada “Novos McPicanha” tem esse nome justamente para proporcionar uma nova experiência ao consumidor, ao oferecer sanduíches inéditos desenvolvidos com um sabor mais acentuado de churrasco. Para isso, os lançamentos trazem a novidade do exclusivo molho sabor picanha (com aroma natural de picanha), uma nova apresentação e um hambúrguer diferente em composição e em tamanho (100% carne bovina, produzida com um blend de cortes selecionados e no maior tamanho oferecido pela rede atualmente). A empresa já está trabalhando para esclarecer os questionamentos levantados pelo Procon, dentro do prazo concedido. A marca lamenta que a comunicação criada sobre os novos produtos possa ter gerado dúvidas e informa que novas peças, destacando a composição dos sanduíches de maneira mais clara, já estão sendo produzidas.

Edição: Roberth Costa
Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!