Internautas pedem que Uber não dê punição a motorista que expulsou Camila Loures de carro

uber camila loures
Pelas redes sociais, a influencer belo-horizontina chorou em desabafo (Amanda Dias/BHAZ + Reprodução/@camilaloures/Instagram)

Um movimento nas redes sociais pede que o motorista que expulsou a influencer Camila Loures durante corrida não seja punido pela Uber. Na ferramenta de Stories do Instagram, a jovem belo-horizontina chorou ao contar que foi expulsa por um motorista da plataforma depois de pedir para ele fechar as janelas do carro por conta do frio.

“Nunca passei por isso, desesperador! Eu simplesmente entrei no Uber e falei: ‘Moço, pode fechar o vidro? Tá ventando na minha cara e tá frio’. Ele falou que não podia por causa dos protocolos da Covid’”, narra a mineira aos seus quase 18 milhões de seguidores.

Após a influencer insistir para que o motorista fechasse ao menos um pouco as janelas, ele teria pedido que ela descesse do veículo. “Perguntei se ele podia fechar um pouquinho mais, aí ele disse: ‘Eu vou parar aqui e você desce então’”, conta ela, aos prantos.

Na sequência de Stories, Camila explica que havia pedido uma corrida na modalidade “Uber Black”, que propõe mais conforto. Ela disse que, quando solicitou o carro, escolheu a opção “ar-condicionado” justamente para garantir que as janelas fossem fechadas durante a corrida, o que não teria ocorrido.

Após a repercussão do caso, a influencer apagou o desabafo e disse que já está em contato com a empresa para resolver a situação. “Espero que ninguém passe por isso, obrigado a todos que se colocaram no meu lugar”, disse ela, ao encerrar o assunto.

Movimento na web

Nas redes sociais, internautas buscam saber a versão do motorista e já pedem, de antemão, que ele não seja punido pela plataforma. “Oi, @Uber_Brasil, tudo bem? Será que você poderia nos assegurar que o senhor Marcos, muito bem avaliado em 4,93 estrelas e cumpridor de protocolos, vai seguir trabalhando em sua plataforma e garantindo seu sustento? Acho importante valorizar o trabalhador! Abraço!”, escreveu um jornalista em uma publicação que já possui mais de 100 mil curtidas.

A campanha segue forte nas redes sociais, e algumas pessoas pedem ainda uma punição para a influencer. “Oi, @Uber_Brasil, tudo bem? Será que você poderia nos assegurar que vai banir a Camila Loures da plataforma por má conduta como passageira e constrangimento ao colaborador de vocês?”, disse uma pessoa que teve o comentário curtido mais de 10 mil vezes.

Outras pessoas defendem Camila Loures. “Queria ver se a ‘patricete’ fosse filha de vocês, e fosse largada sem segurança numa rua escura porque ‘insistiu muito’ para que ele levantasse um pouco o vidro. Ou vocês acham que o motorista não tem responsabilidade pela pessoa que transporta no seu carro, transporte esse pago?”, escreveu um terceiro.

“Os caras nem sabe o que aconteceu e tá aqui defendendo o cara, ele pode ter tido uma ótima avaliação durante anos isso não significa que ele esteja certo no ocorrido com a Camila, ninguém sabe o que rolou de fato”, disse outra pessoa.

E a Uber?

O BHAZ procurou a Uber para entender se o motorista vai sofrer alguma punição por conta do ocorrido. Assim que a empresa se manifestar, a matéria será atualizada.

Em nota enviada ao BHAZ ontem (18), a Uber disse que “orienta todos os seus parceiros e usuários para que sigam o que determinam as normas e autoridades locais”. Nas cidades em que não há exigências sanitárias que determinem a abertura de janelas nos veículos, “isso passa a ser facultativo também em viagens do aplicativo” (leia na íntegra abaixo).

“De qualquer forma, muitas pessoas ainda podem se sentir mais seguras seguindo os protocolos devido a condições de saúde pessoal ou familiar, portanto, pedimos que cada um respeite as preferências individuais do outro”, acrescenta a empresa.

Nota da Uber

Com relação ao enfrentamento da Covid-19, a Uber orienta todos os seus parceiros e usuários para que sigam o que determinam as normas e autoridades locais. Nas cidades em que não houver exigência da abertura de janelas, isso passa a ser facultativo também em viagens do aplicativo.

De qualquer forma, muitas pessoas ainda podem se sentir mais seguras seguindo os protocolos devido a condições de saúde pessoal ou familiar, portanto, pedimos que cada um respeite as preferências individuais do outro. Se caso algum dos envolvidos se sentir desconfortável, poderá sempre cancelar a viagem.

Por fim, esperamos que motoristas parceiros e usuários não se envolvam em brigas e discussões e que contatem imediatamente as autoridades policiais sempre que se sentirem ameaçados.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

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