Nasa diz que ‘porta de cachorro’ em Marte é ‘porta para passado antigo’ e explica pareidolia

nasa
Formação geológica causa ilusão no olho humano (Nasa/Divulgação)

Imagens de uma formação geológica em Marte vêm causando diversas suposições nas redes sociais. Trata-se de uma figura que se assemelha a uma “porta de cachorro”, fotografada pelo robô Curiosity. Apesar das confabulações, a Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) tem uma explicação lógica para o assunto: questão de perspectiva.

De acordo com a agência espacial americana, o fenômeno ótico tem nome e é bastante frequente. “Aqui na Nasa, muitas vezes ouvimos de pessoas que pensam ver algo familiar em uma imagem de Marte, ou outro planeta, ou em algum outro lugar do cosmos. E é verdade – eles vêem algo familiar, mas na verdade é porque estão experimentando pareidolia”.

Ao que tudo indica, é isso que acontece quando enxergamos uma porta nas imagens abaixo. Segundo a agência americana, o olho humano está acostumado a reconhecer formas em objetos que não são familiares, o que teria causado a falsa impressão. Além disso, existe uma questão de perspectiva, porque em outras imagens é possível notar a dimensão quase insignificante da fratura.

“Em um sentido menos literal, minha equipe científica está interessada nessas rochas como uma ‘porta’ para o passado antigo. Enquanto subo esta montanha, vejo níveis mais altos de argila dando lugar a minerais salgados chamados sulfatos – pistas de como a água secou em Marte há bilhões de anos”, diz a conta oficial do Curiosity no Twitter.

Ilusão de ótica e perspectiva

Tudo começou em 7 de maio, quando a Nasa divulgou uma foto tirada pelo robô Curiosity Mars para a série Sol 3466. No registro, é possível ver o relevo com algumas fraturas expostas, incluindo uma de poucos centímetros que, de longe, parece ser uma porta.

O formato curioso vinha causando alvoroço e internautas confabularam sobre o que ele seria: evidências de vida no planeta, por exemplo. Embora o registro seja um tanto quanto curioso, esses tipos de fraturas são comuns em rochas, tanto na Terra quanto em Marte.

As imagens mostram uma pequena fenda entre duas fraturas, em uma das rochas. Segundo a Nasa, tais rupturas são lineares e se formam naturalmente, mas algumas se cruzaram e fizeram com que a rocha se quebrasse em ângulos acentuados.

‘Porta’ vista de perto (Nasa/Divulgação)
Imagem do monte visto de longe (Nasa/Divulgação)

“Claro, pode parecer somente uma ‘portinha’, mas, na verdade, é uma característica geológica natural! Pode parecer apenas uma porta porque a sua mente está tentando dar sentido ao desconhecido”, explicou o perfil do robô Curiosity no Twitter.

Atualmente, o robô da Nasa investiga uma região no monte que pode conter evidências de uma “grande mudança de condições mais úmidas para mais secas no início da história de Marte”.

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!