Nizo Neto relembra morte do filho Rian Brito e fala de chá de ayahuasca

nizo neto em podcast
Nizo Neto contou a experiência do filho falecido com a ingestão de chá de ayahuasca (Reprodução/YouTube)

O ator e dublador Nizo Neto relembrou a morte do filho Rian Brito, acidente que ele associa à ingestão do chá de ayahuasca. O jovem tinha 26 anos quando foi encontrado morto em uma praia de Quissamã, no Rio de Janeiro, em 2016. Segundo Nizo, o filho teve um “surto psicótico” após tomar quatro doses da bebida.

Nizo participou do podcast de saúde “Bac-Cast”, na última terça-feira (9), em que falou sobre a história do chá de ayahuasca na vida de Rian. “Eu sofro muitas críticas e sou muito atacado, porque o que acontece: meu filho tomou Ayahusca, algumas doses, e teve um surto psicótico”, afirmou o filho de Chico Anyzio.

Rian tomou chá para lidar com perda amorosa

“Ele estava procurando uma forma espiritual de lidar com uma perda amorosa que ele teve e começou a tomar ayahuasca. Lá pela terceira ou quarta dose, ele teve um surto psicótico. Ele pirou, falando a grosso modo. Não queria mais comer. Dizia que se fosse comer estaria traindo a Deus”, relatou Nizo Neto.

O ator contou que questionava o filho sobre essa traição, e “ele vinha com uma conversa sem pé nem cabeça, com uma filosofia que ninguém entendia, e vimos realmente que tinha uma coisa muito estranha acontecendo. Ele começou a emagrecer demais, um cara de 1,80m, pesando 50 quilos, não é normal”.

Jovem ficou ‘totalmente anoréxico’

Segundo Nizo, o filho ficou “totalmente anoréxico e com a pele já meio acinzentada”. O ator relembrou que procurou uma prima que é psiquiatra especializada em substâncias após ver o estado de Rian, e ela aconselhou a interná-lo em uma clínica, pois ele estava desnutrido e corria risco de morte.

“Eles são muito sérios nessa clínica e estudam substâncias. Falaram ‘se ele tomou Ayahuasca, essa crise que ele tá tendo isso é clássico, é uma coisa muito séria, meio que um caminho sem volta”, lamentou o ator e dublador. Ele ainda comentou sobre as diferentes reações que o chá de ayahuasca dá nas pessoas.

“As pessoas se ofendem muito se chamar de droga, mas tem gente que toma Ayahuasca e se dá muito bem. Ouço relatos de quem tomou e curou a depressão, largou drogas e alcoolismo. Tem gente que diz ‘tomei e passei muito mal, nunca mais vou tomar’. Tem gente que fala ‘tomei e não aconteceu nada'”, disse Nizo.

Nizo diz que Rian era ‘absolutamente normal’

Ele destacou que o problema da ingestão do chá “é que não tem como detectar se a pessoa tem alguma pré-disposição psiquiátrica. Meu filho era absolutamente normal, não demonstrava nada”. Nizo destacou que Rian “não tinha depressão, não tomava remédios controlados, absolutamente normal, jovem de 26 anos”.

“Tomou, teve um surto psicótico, uma coisa horrível. Isso não é um caso isolado porque recebi diversos relatos de pais falando que aconteceu a mesma coisa com os filhos, que desenvolveram esquizofrenia, simplesmente. Pirou, se suicidou, acabou a vida da pessoa”.

Por fim, Nizo Neto também apontou para a falta de fiscalização no controle e uso do chá e criticou os locais que administram doses maiores do que as recomendadas, assim como a clínica onde Rian tomou a bebida. Nas redes sociais, o filho de Chico Anyzio compartilhou o trecho da entrevista, descrevendo como “a tragédia da ayahuasca na minha vida”.

O que é chá de ayahuasca

O chá de ayahuasca é conhecido também como “Santo Daime”, e é feito pela infusão de ervas amazônicas. De acordo com o Tua Saúde, a bebida possui potencial alucinógeno, pois pode provocar alterações na consciência por aproximadamente 10 horas. A substância é bastante utilizada em rituais religiosos indígenas.

Confira a entrevista completa de Neto Nizo ao podcast Bac-Cast:

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!