O que os diretores da Filmes de Plástico não gostam de assistir e o que eles indicam?

filmes de plástico 7
No podcast do BHAZ, diretores deram a lista do que eles gostam – ou não (BHAZ/Divulgação)

Sabe aquela história de “quem faz o palhaço rir”? Então, já se perguntou que filmes os diretores de cinema gostam de assistir? O Arreda pra Cá, podcast do BHAZ, conversou com Gabriel Martins e André Novais Oliveira, dois dos quatro fundadores da Filmes de Plástico, produtora mineira que chegou pertinho do Oscar. Os diretores abriram o jogo sobre as produções que ganham o coração deles e o que eles não têm tanta paciência para assistir.

André garante que o cinema brasileiro é mais a sua praia – e não necessariamente os filmes mais famosos. “Eu gosto de assistir de tudo mesmo, mas sempre tem algumas coisas que interessam mais. Cinema brasileiro eu gosto de tudo, principalmente anos 60, 70, cinema novo, cinema marginal”, lista o cineasta de Contagem.

Ele lembra ainda de uma conversa que teve com os colegas da produtora sobre os diretores de cinema favoritos de cada um: “Acho que cada época tem um diretor ou diretora preferido. Mas eu posso falar que, quando o Gabriel perguntou isso semanas atrás, eu penso num diretor iraniano que eu gosto bastante que se chama Abbas Kiarostami. Mas eu assisto de tudo mesmo, principalmente cinema brasileiro”.

Gabriel também compartilha do gosto por “assistir de tudo”, mas destaca um tipo de filme favorito (e não muito óbvio): “Tem uma essência de filmes que me movem que estão muito conectados com um tipo de linguagem que nós decidimos fazer, que são projetos muito pessoais, ligado a uma ideia que a gente pode chamar de autoralidade. Não significa que sejam necessariamente filmes indie ou ‘cinema de arte'”.

Crepúsculo, Indiana Jones, Marvel…

O diretor garante que também gosta de assistir os filmes mais populares, como os de super-heróis da Marvel, e cita ainda outros títulos como “Indiana Jones” e “Que horas eu te pego?”: “Acho que essa obsessão com o cinema que a gente sempre teve realmente nos movimenta para ver de tudo. Só que, como o tempo não dá para ver tudo, às vezes, numa lista de preferências, eu acabo investindo para ver um filme que tem um pouco mais de experimento do que uma comédia da Globo Filmes”.

“Eu tenho menos prazer de ir ao cinema para ver uma comédia que talvez, pelo trailer, eu já sinto que tem algo que vai ser meio superficial, eu tenho menos disposição para ver isso”, diz o diretor ao ser questionado sobre a saga Crepúsculo. “Até vejo, mas me identifico menos. Mas eu adoro ver blockbuster, adoro ver filme de ‘cinemão’, adoro filme de super-herói, adoro filme de gênero, vejo filme em IMAX. Eu não tenho muito preconceito com isso”.

Confira o papo com a Filmes de Plástico na íntegra:

Arreda pra Cá

Se tem duas coisas que o mineiro gosta de verdade, elas são: Minas Gerais e uma boa conversa. Se juntar os dois então, já viu… E foi exatamente isso que o BHAZ fez: o Arreda pra Cá, nosso podcast, recebe personalidades mineiras e figuras importantes que têm tudo a ver com a história do nosso estado. Tem esporte, internet, arte e uma bebidinha que não pode faltar, né!?

Pra conferir tudo sobre o podcast e assistir os papos com outros convidados, é só clicar aqui.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!