Orkut publica comunicado e intriga web: ‘Vejo vocês em breve’

orkut vai voltar
Suspeita de fake news não impediu que usuários tivessem esperança com retorno (Reproução/Orkut)

Não é de hoje que muita gente lembra com nostalgia do Orkut, uma das mais populares redes sociais nos anos 2000. Com a notícia de que o magnata Elon Musk deve tomar o controle do Twitter, alguns usuários ficaram se perguntando se voltar para as comunidades e “sortes do dia” seria uma boa opção. Sem perder a deixa, o criador do Orkut, que tem o mesmo nome da plataforma, publicou no site inativado um comunicado, dizendo que “algo novo” está por vir.

“Sou o Orkut. 17 anos atrás eu criei uma pequena rede social enquanto eu trabalhava no Google como engenheiro de software. Em apenas alguns anos, essa rede social se tornou o orkut.com com mais de 300 milhões de usuários”, inicia o desenvolvedor da plataforma.

Imagem

A publicação da carta foi associada às declarações de bilionário Elon Musk de que a compra do Twitter levaria a mais liberdade de expressão. “O mundo precisa de gentileza agora mais do que nunca. Há tanto ódio online nos dias de hoje, e nossas opções para encontrar e construir conexões reais são poucas e bem escassas”, diz outro trecho da publicação.

“Eu sou uma pessoa otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!”, conclui a carta

Investigando a veracidade do site

A carta foi o suficiente para que a web começasse a especular sobre o retorno do Orkut. Mesmo que o site oficial exiba o comunicado na página inicial, ficou ainda a dúvida quanto à legitimidade do texto. O BHAZ conversou o engenheiro DevOps Francisco Camargos para entender os indícios de que o comunicado realmente partiu dos criadores da plataforma.

A primeira observação do especialista, que atesta a legitimidade da carta é a de que o domínio não mudou de dono desde 2002, período que coincide com o início do desenvolvimento do Orkut. Então, a publicação foi feita pelas mesmas pessoas que eram responsáveis pelas redes sociais.

No entanto, não é possível afirmar que a carta esteja ligada à compra do Twitter por Elon Musk, já que ela foi colocada no site em 30 de abril deste ano. Na época, já haviam rumores de associação entre o magnata e a plataforma, mas não havia nenhuma compra confirmada

Antes dessa data, o site mostrava um anúncio da rede social Hello, do mesmo desenvolvedor do Orkut. A Hello foi um empreendimento que não alcançou sucesso com o público e acabou sendo descontinuado pelo criador.

Por fim, chamou a atenção de alguns internautas a mensagem de “Não Seguro” que alguns navegadores mostram ao acessar o site. Mas, Francisco explica que essa é somente uma diferença entre o uso de http e https. “Hoje em dia é boa pratica usar https, porque especialmente o chrome reclama. Fica o aviso lá em cima”, detalha.

Houve também quem apontasse problemas na formatação e diferenças na url. No entanto, o especialista aponta que essas foram opções do desenvolvedor do site e não afetam por completo a veracidade do comunicado. “Se você me perguntasse se isso parece profissional, eu diria que não. Mas não parece ilegítimo”, conclui.

O retorno da Colheita Feliz e das comunidades?

Mesmo que seja incerto ainda a qual novidade o desenvolvedor do Orkut está se referindo com o comunicado, muita gente já se animou com a possibilidade de voltar à rede social. “Meu Deus por favor volte, Orkut era a melhor rede social com o melhor dono”, comentou um internauta.

Edição: Roberth Costa
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!