Participante que fez blackface no ‘Mais Você’ pede desculpas ao vivo: ‘Envergonhado e arrependido’

Anderrupson desculpou-se ao vivo durante programa
Anderrupson desculpou-se ao vivo durante programa (Reprodução/TV Globo)

Participante do reality “Jogo de Panelas”, Anderrupson pediu desculpas ao vivo, hoje (23), pelo ato de blackface que realizou na última sexta-feira (20), durante o programa “Mais você”. Nesta manhã, Ana Maria Braga deu espaço para o participante se retratar e ele não segurou as lágrimas. O blackface é a prática de pintar o corpo ou o rosto com tinta escura para “parecer negro”.

Anderrupson pintou-se de preto durante um jantar que possuía a temática: “Um passeio pela África com toque de brasilidade”. “É um golpe duro ser taxado como racista quando você não é. Eu não sou, tenho minha consciência limpa. Minha intenção foi apenas entrar em um personagem”, começou. “Tenho muita preocupação. É desumano, fico até emocionado porque eu amo muito as pessoas negras”, disse.

“Queria pedir licença para fazer uma leitura, pedir desculpas, fiquei envergonhado e arrependido, mas inconscientemente”, continuou Anderrupson lendo o pedido de desculpas.

“Bom dia, Brasil, gostaria de me desculpar com todos vocês, pratiquei o blackface sem o mínimo de conhecimento. Não vim me vitimizar, fui agressor inconsciente, mas fui. Quero me solidarizar com todos que sofrem racismo no mundo. Para o racismo, não deve haver livre arbítrio, e se quer politicamente correto. Deve ser combatido de forma intolerante. Não permita nenhuma prática racista em sua casa ou qualquer outro local. Não deixe o racismo entrar”, finalizou.

Relembre o caso

O reality “Jogo de Panelas”, do programa “Mais Você”, foi interrompido nessa sexta-feira (20) após um participante do fazer blackface. Durante o programa, a apresentadora Ana Maria Braga exibiu uma entrevista com uma especialista para explicar por que o blackface é considerado racista. O participante Anderrupson apareceu com o corpo pintado de tinta marrom comparecer ao jantar de Felipe, que tinha como tema o continente africano.

“Esse esclarecimento faz parte da essência do nosso programa e é bom para todo mundo aprender. Tem muita gente que não percebe ainda, mas já está na hora, né?”, disse a apresentadora. Ana Maria Braga “puxou a orelha” de Anderrupson, reforçando que este é um comportamento que ele não deve repetir.

Edição: Roberth Costa
Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!