VÍDEO: Peixe-porco com dentes afiados morde mergulhador norte-americano no Egito

peixe porco morde homem
O peixe-porco quis proteger sua prole dos invasores (Reprodução/Instagram/marhostedtrips)

Um exótico peixe-porco de dentes afiados fez um mergulhador norte-americano viver momentos de pânico enquanto explorava a costa de Sharm el-Sheikh, no Egito. O peixe chegou a agarrar e morder a perna dele, logo após rondar o grupo de mergulhadores (veja o video abaixo).

Alex Pikul, 31, estava no oceano junto com outros oito mergulhadores, todos liderados por Maira Thomas, sócia da empresa Mar Hosted Trips. Mas como eles foram parar ao lado do peixe exótico?

Uma corrente marítima forçou o grupo a alterar o sentido do nado, e assim, os integrantes passaram perto de um ninho de ovos. O peixe-porco, por sua vez, notou a presença de possíveis invasores e perseguiu os humanos para proteger a prole.

Segundo o jornal britânico Daily Star, o mergulhador não esperava o “ataque” do peixe. “Eu (pensei que estava) livre porque o peixe-porco nadou para longe, então me virei e nadei seguindo o resto do grupo. Mas de repente ele mordeu minha perna”, relatou Alex.

“Do jeito que eu senti, pensei que eu provavelmente estava sangrando. Você pode me perceber gritar alguns palavrões debaixo d’água”, prosseguiu. Assista ao momento no vídeo abaixo:

Peixe-porco tem ‘dentes humanos’

A mordida provocou um hematoma e uma marca de dentes na perna do mergulhador. O vídeo do momento da mordida publicado pelo perfil do Mar Hosted Trips soma mais de 300 mil curtidas no Instagram.

Mesmo com o susto sofrido durante a viagem, o norte-americano celebrou o encontro com o peixe-porco. “Eu já vi peixes-porco antes, mas quando vi o vídeo dele voltando, achei hilário. Você nunca chega tão perto dos dentes deles, em comparação com o alcance de uma foto”, disse.

Com mandíbulas fortes, essa espécie de peixe não possui uma aparência muito agradável ao olho humano. “É um rosto que só uma mãe poderia amar: peixe pateta e feio com dentes humanos. Eles parecem grandes demais para a boca dele, quase como se ele tivesse dentadura ou algo assim”, afirmou o mergulhador.

Os peixes-porcos são chamados assim porque quando são capturados, fazem sons semelhantes a porcos. Também conhecidos como peroá, porquinho ou acarapicu, eles são encontrados em água salgada e são alvos frequentes da pescaria.

Edição: Roberth Costa
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!