Perfil da Turma da Mônica dá invertida em seguidora e levanta debate sobre ‘bonecos’ virtuais: ‘Infantilização das marcas’

Turma da Mônica
Declaração gerou respostas positivas ao posicionamento da marca Turma da Mônica (Reprodução/@TurmadaMonica/Twitter)

O perfil da Turma da Mônica no Twitter dividiu opiniões ao rebater uma seguidora na madrugada desta terça-feira (8). Os responsáveis pela administração da página disseram que não falam nas redes sociais como “outras marcas que personificam uma identidade”.

Tudo começou quando o perfil publicou um tuíte sobre o BBB, pouco depois da meia-noite. Uma seguidora respondeu o post em tom de humor: “Mônica, seu pai Maurício [de Sousa] deixou tu ficar acordada essas horas?”.

A conta logo rebateu: “Gente, nós somos adultos aqui. Não falamos como as outras marcas que personificam uma identidade”. Internautas viram o tuíte como uma referência a empresas como Magazine Luiza e Natura, que interagem nas redes como se fossem as assistentes virtuais, ou como a Netflix, que escreve em primeira pessoa e cria uma identidade para a marca.

‘Coelhada’

A resposta gerou muita repercussão no Twitter, com mais de 2 mil comentários entre internautas que defenderam a equipe responsável pelas redes sociais da Turma da Mônica e outros que consideraram o tuíte grosseiro.

“Meu Deus, levou uma coelhada”, escreveu uma usuária, em referência ao coelho Sansão que a personagem Mônica usa para bater em Cebolinha e Cascão nos quadrinhos. Com a repercussão, o perfil resolveu se manifestar mais uma vez.

“Primeiramente, não foi coelhada. Mas é preciso esclarecer que Twitter não é pra criança e a infantilização das marcas nas redes sociais desumaniza quem está do outro lado: pessoas. A MSP [Maurício de Sousa Produções] respeita e tem compromisso com várias gerações que cresceram com a Turma”, esclareceu a conta.

A declaração gerou mais respostas positivas ao posicionamento da marca. Vários internautas ainda se demonstraram incomodados com as outras empresas que “incorporam personagens” ao publicar nas redes sociais.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!