O perfil da Turma da Mônica no Twitter dividiu opiniões ao rebater uma seguidora na madrugada desta terça-feira (8). Os responsáveis pela administração da página disseram que não falam nas redes sociais como “outras marcas que personificam uma identidade”.
Tudo começou quando o perfil publicou um tuíte sobre o BBB, pouco depois da meia-noite. Uma seguidora respondeu o post em tom de humor: “Mônica, seu pai Maurício [de Sousa] deixou tu ficar acordada essas horas?”.
A conta logo rebateu: “Gente, nós somos adultos aqui. Não falamos como as outras marcas que personificam uma identidade”. Internautas viram o tuíte como uma referência a empresas como Magazine Luiza e Natura, que interagem nas redes como se fossem as assistentes virtuais, ou como a Netflix, que escreve em primeira pessoa e cria uma identidade para a marca.
Gente, nós somos adultos aqui. Não falamos como as outras marcas que personificam uma identidade.
— Turma da Mônica (@TurmadaMonica) March 8, 2022
‘Coelhada’
A resposta gerou muita repercussão no Twitter, com mais de 2 mil comentários entre internautas que defenderam a equipe responsável pelas redes sociais da Turma da Mônica e outros que consideraram o tuíte grosseiro.
“Meu Deus, levou uma coelhada”, escreveu uma usuária, em referência ao coelho Sansão que a personagem Mônica usa para bater em Cebolinha e Cascão nos quadrinhos. Com a repercussão, o perfil resolveu se manifestar mais uma vez.
“Primeiramente, não foi coelhada. Mas é preciso esclarecer que Twitter não é pra criança e a infantilização das marcas nas redes sociais desumaniza quem está do outro lado: pessoas. A MSP [Maurício de Sousa Produções] respeita e tem compromisso com várias gerações que cresceram com a Turma”, esclareceu a conta.
Primeiramente, não foi coelhada. Mas é preciso esclarecer que Twitter não é pra criança e a infantilização das marcas nas redes sociais desumaniza quem está do outro lado: pessoas. A MSP respeita e tem compromisso com várias gerações que cresceram com a Turma. Beijo, gente.
— Turma da Mônica (@TurmadaMonica) March 8, 2022
A declaração gerou mais respostas positivas ao posicionamento da marca. Vários internautas ainda se demonstraram incomodados com as outras empresas que “incorporam personagens” ao publicar nas redes sociais.
Por trás existem trabalhadores, não mascotes das marcas. 💛💛
— Lana de Holanda 🏳️⚧️🌳 (@lanadeholanda) March 8, 2022
Cresci lendo turma da Mônica e hoje mantenho meu contato através desse perfil, comecei acompanhando a cobertura das olimpíadas e não larguei mais.
— Lucas (@Lucasleaods) March 8, 2022
Eu amo o Twitter de vocês porque minha infância foi toda com a turma da Mônica (eu terminava o almanacão em um dia 🤣) e é ótimo que agora adulta me divirto aqui com vocês! E Twitter não é lugar para criança mesmo!
— Clémentine 🪞🗝 (@dameclementine) March 8, 2022