Jornalista da Globo revela problema grave de saúde e passará por cirurgia; entenda

rodrigo capelo jornalista
“Volto já. Prometo”, postou o jornalista nas redes sociais (Reprodução/Instagram/@rodrigocapelo)

O jornalista Rodrigo Capelo, da Globo, revelou ter sido diagnosticado com apneia em estado grave há pouco mais de um ano. A solução encontrada para o problema é uma cirurgia que mudará a feição de seu rosto, conforme comunicado feito por meio de suas redes sociais na madrugada de hoje (31).

Por causa da saúde, Capelo vai tirar uma licença médica de duas semanas. Ele voltará aos poucos, à medida que o rosto dele desinchar e ele consiga falar. “Não vejo a hora de respirar e dormir”, desabafou.

(Reprodução/Twitter/@rodrigocapelo)

Rodrigo Capelo tem apneia grave

O jornalista, que mudou-se para Barcelona no ano passado, precisou retornar a São Paulo para fazer a cirurgia.

“Um ano atrás, descobri que estou com apneia, já em estado grave. Na minha ignorância, achava que era ronco. Incômodo, mas inofensivo. É muito pior. Apneia é parar de respirar durante o sono e acordar subitamente. Acontece várias vezes no decorrer da noite, às vezes sem perceber”, contou.

Além disso, desde o início da pandemia, o comunicador vem tendo episódios de insônia durante a noite. “Nunca fui de dormir e acordar cedo, mas comecei a ter sono só por volta das 4 ou 5 da manhã (…). A combinação dos dois problemas é cruel, porque me impede de descansar há anos”, prosseguiu Capelo.

Segundo ele, mais problemas vieram com a combinação entre apneia e insônia: “Tonturas, dores de cabeça, cansaço, problemas no ouvido, entre outras coisas menos graves, como dificuldade para reter informação e memória ruim”.

‘Achei que estava morrendo’

Desde agosto do ano passado, data do diagnóstico com a apneia, Rodrigo Capelo passou a usar para dormir o aparelho CPAP (Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas). Porém, a intervenção não resolveu o problema, e as noites de sono se tornaram ainda mais angustiantes para o jornalista nos últimos meses.

“De junho para cá, comecei a ter o seguinte episódio. Durmo às 5 da manhã, tenho uns 15 ou 20 minutos de sono e acordo em pânico, com coração disparado, dores de cabeça, ouvido latejando, calafrios, dor no peito. Achei que estava morrendo, mas não era infarto, nem nada do tipo”, revelou.

(Reprodução/Twitter/@rodrigocapelo)

Solução: cirurgia ortognática

Já em setembro deste ano, o comunicador voltou ao médico e descobriu a causa dessa “sensação de quase morte” durante o sono.

“Além de um desvio no septo nasal, meu maxilar é ‘achatado’. De dia, faço força involuntária para puxá-lo pra frente e, assim, conseguir respirar. À noite, ele recua, comprime a faringe e tira o espaço por onde passa o ar”, explicou.

Portanto, ele necessitou de uma cirurgia ortognática para solucionar essa circunstância que o impede de respirar normalmente durante a noite de sono. “O cirurgião vai quebrar o maxilar para puxá-lo milímetros para a frente, abrir espaço no nariz e tirar quatro dentes do siso”.

Então, em decorrência da intervenção cirúrgica, a aparência de Capelo irá mudar, e ele vai tirar uma licença médica de duas semanas.

Além do Twitter, o jornalista da Globo postou o relato sobre sua saúde em um vídeo no Instagram, e recebeu diversos comentários de apoio nas redes. Assista ao comunicado de Rodrigo Capelo aqui.

(Reprodução/Twitter/@rodrigocapelo)
Edição: Roberth Costa
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!