Sandy e Junior: Ecad é notificado para remover registro de música em nome da dupla

sandy e junior música nova
Uma suposta música nova foi resgistrada no nome de Sandy e Junior (Reprodução/@sandyoficial/Instagram)

O gestor responsável pelos registros de discos de Sandy e Junior pediu a retirada da inscrição de uma música nova no nome da dupla, no Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). Os fãs dos irmãos ficaram animados, nesta semana, ao descobrir que uma canção inédita deles havia sido registrada no site.

A especulação por uma música nova de Sandy e Junior começou quando os fãs notaram que havia uma canção chamada “Pra Ter O Seu Amor”. O Ecad é a entidade brasileira responsável pela arrecadação e distribuição de direitos autorais das músicas aos autores e demais titulares.

Equipe de Sandy nega música nova

No site, o registro está datado no dia 6 de agosto de 2022, com Durval de Lima Junior e Sandy Leah Lima como os intérpretes. Esta seria a primeira música inédita da dupla em 16 anos.

A equipe de Sandy informou ao BHAZ que o escritório da cantora não registrou nenhum fonograma com esse título (leia a nota na íntegra abaixo).

A equipe reiterou com que “tampouco qualquer música inédita em parceria com seu irmão, Junior Lima”, foi registrada no Ecad. Os fãs de Sandy e Junior especularam que a suposta música nova estaria no projeto “Nós, Voz, Eles 2”, em que a cantora lança canções em parceria com outros colegas do meio.

Gestor de obras da dupla notifica Ecad

Ainda, o gestor responsável pelas obras fonográficas de Sandy e Junior “já notificou a Abramus (órgão responsável pelos registros de ambos os artistas ao Ecad), bem como o próprio Ecad”. Ele pediu “a imediata retirada de tal registro, bem como apuração sobre o ocorrido”.

Até o fechamento desta reportagem, o fonograma no nome da dupla continuava registrado no Ecad.

Fonograma ‘Pra Ter O Seu Amor’ registrado nos nomes de Sandy e Junior (Reprodução/Ecad)

Sandy faz show em BH

Sandy está com data marcada para retornar a Belo Horizonte, dia 28 de outubro, com a turnê solo “Sandy”. A cantora fará um show no Expominas, bairro Gameleira, e os ingressos ainda estão disponíveis. O espaço é dividido em setores com lugares marcados, e cada um deles possui preço variado, a partir de R$ 380.

Em 2019, Sandy e Junior rodaram o Brasil com a turnê “Nossa História”, marcando o reecontro da dupla 12 anos após a última série de shows juntos. O show especial chegou a passar por Belo Horizonte, no Mineirão, no dia 19 de agosto daquele ano.

Nota da equipe de Sandy na íntegra

A assessoria de imprensa da cantora Sandy reitera que nenhum fonograma foi registado por seu escritório sob o título “Pra Ter o Seu Amor”, tampouco qualquer música inédita em parceria com seu irmão, Junior Lima. O gestor responsável por todos os registros de obras fonográficas tanto de Sandy quanto de Junior Lima já notificou a Abramus (órgão responsável pelos registros de ambos os artistas ao Ecad), bem como o próprio Ecad, pedindo a imediata retirada de tal registro, bem como apuração sobre o ocorrido.

Nota do Ecad na íntegra

O Ecad informa que irá seguir as orientações da associação Abramus, responsável pelos cadastros musicais dos artistas Sandy e Júnior, com relação ao cadastro do fonograma “Pra ter o seu amor” no site Ecadnet. O Ecad não realiza qualquer tipo de cadastro ou alteração cadastral na base de dados da gestão coletiva, mas administra o site e concluirá o pedido no fim de semana.

Em relação à exibição da data de publicação e lançamento no site Ecadnet, o Ecad constatou que houve um erro na atualização do site. A data de registro deste fonograma, que estava em branco, foi preenchida com a data da atualização de carregamento do site (06/08/2022).

O site Ecadnet é utilizado pelo Ecad para disponibilizar informações do seu banco de dados ao público, reunindo os cadastros feitos nas associações de música por compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos, que são os titulares de obras musicais e fonogramas.

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!