O misterioso caso de Selene Delgado López, amiga de ‘todos’ no Facebook

Perfil Selene facebook desaparecida
Selene Delgado López virou uma espécie de “fantasma social” no México (Reprodução/Facebook/@selenedelgadolópez + Reprodução/ABC México)

Internautas de diferentes partes do país estão em polvorosa, ao longo dos últimos dias, por conta de um mistério que envolve o perfil de uma mulher no Facebook. Selene Delgado López seria “amiga” de quase todos os usuários da rede social – mesmo sem ninguém lembrar de tê-la adicionado. Além disso, intriga também o fato de que Selene teria desaparecido misteriosamente ainda nos anos 1990, no México.

O perfil de Selene começou a viralizar na segunda-feira (31) e, desde então, muita gente quer saber o motivo de tê-la no Facebook sem ao menos ter enviado uma solicitação. Ocorre que a conta dela é configurada apenas para receber mensagens, mesmo não respondendo – o que faz com que o botão “adicionar” não apareça. Ainda assim, alguns reclamam que a mulher consta na lista de “amigos” sem ter sido convidada.

E não é apenas no Brasil que o assunto tem dado o que falar. De acordo com o jornal mexicano ABC, o caso movimenta o México pela possibilidade de Selene ter vivido lá. O perfil dela foi atualizado pela última vez em abril e consta que a mulher estudou no Instituto Independência, além de ser natural da cidade de Zamora de Hidalgo e viver em Léon.

Desaparecimento

Nos anos 2000, a TV mexicana exibia durante a programação uma ficha de desaparecimento atribuída a Selene. Entre os comerciais, era informado que a família da mulher procurava por ela há cerca de oito anos.

O fato de o desaparecimento de Selene ter sido transmitido na TV fez surgir uma espécie de “fantasma social” em muitas casas mexicanas. Não há, até hoje, detalhes sobre o paradeiro da mulher ou se, de fato, ela existe. O jornal ABC diz, no entanto, que os dados sobre ela são falsos – o que leva muita gente a acreditar que todo o caso tenha sido um experimento.

O que diz o Facebook?

Em resposta ao Tilt, do UOL, o Facebook não se posicionou por faltar informações para comprovar que Selene existe ou se é amiga de alguém na rede social.

Repercussão

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!