Shantal detalha violência obstétrica de Renato Kalil: ‘Tentou me rasgar com as mãos’

shantal verdelho
Influenciadora afirma que médico tentou rasgá-la ‘várias vezes com a mãe’ (Reprodução/@shantal/Instagram + Reprodução/TV Globo)

A influenciadora Shantal Verdelho voltou a falar sobre as acusações de violência obstétrica contra Renato Kalil. Em entrevista ao Fantástico nesse domingo (9), a jornalista falou que o médico insistiu em rasgá-la com as próprias mãos durante o parto de Domenica, sua filha de quatro meses com o modelo Mateus Verdelho.

Uma filmagem que circula nas redes sociais mostra o momento do parto. É possível ouvir o médico sugerindo uma episiotomia, que é um procedimento entre a vagina e o ânus, para facilitar a passagem do bebê. Na entrevista ao Fantástico, Shantal disse que o médico tenta executar o corte com as mãos.

“Não tinha a menor necessidade de ele tentar me rasgar com as mãos e isso é feito várias vezes. Ele basicamente faz o parto inteiro fazendo esse movimento com a minha vagina, tentando abrir ela. Já que ele não teve o corte, ele tenta com as mãos”, lembra.

Manobra de Kristeller

Na conversa com a Globo, a influenciadora também falou que teve a barriga pressionada durante todo o parto. “Ele pede para uma médica da equipe dele fazer essa manobra de Kristeller que chama. E depois, ele pede para o anestesista fazer, porque o anestesista era mais forte”, detalha

A prática, conhecida como manobra de Kristeller, consiste na aplicação de pressão no fundo uterino. “Ela foi descrita já há bastante tempo em 1867 por um obstetra alemão, mas ela não é mais recomendada. O próprio Ministério da Saúde, desde os anos 2000, não recomenda a utilização da manobra de Kristeller na assistência ao parto”, explicou Agnaldo Lopes, presidente da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), ao Fantástico.

O trauma

A influenciadora contou que teve a dimensão da violência sofrida quando chegou em casa e assistiu ao vídeo do parto. “A primeira atitude que a gente tomou foi de mandar ele para o Kalil e mostrar em todas as partes onde a gente se sentiu agredido. Ele me deu uma resposta debochada e me bloqueou no WhatsApp. Ou seja, ele me calou, inclusive”, relembrou.

Shantal também explicou que demorou a tornar a situação pública para resguardar a filha. “Eu tinha alguns motivos para não falar. Além de não estar bem emocionalmente, eu não queria a imagem da minha filha exposta desse jeito, num contexto de que a chegada dela foi horrível”, desabafou.

No último dia 14 de dezembro, ela pediu a instauração de um inquérito e já prestou depoimento à Polícia Civil. O Ministério Público irá avaliar as provas para eventual oferecimento de denúncia contra Kalil após a conclusão das investigações.

Renato Kalil nega

O médico Renato Kalil, por meio de nota escrita pelo advogado, nega as acusações. Segundo ele, não houve violência obstétrica durante o parto. Leia a nota enviada ao Fantástico na íntegra:

Ele afirma que lamenta profundamente que um caso médico seja discutido por meio da mídia e das redes sociais, com base em pequenos trechos editados de um vídeo. E que em razão de normas éticas e sigilo profissional, não pode se manifestar publicamente, mas que isso será feito em “foro adequado”.

Kalil diz ainda que o medicamento citado por Shantal não foi prescrito nem ministrado por ele e que os procedimentos obstétricos seguiram com o rigor técnico-ético-científico. Ele afirma ainda que não praticou violência obstétrica e que a edição dos vídeos e das falas induzem ao erro de interpretação. Diz que se coloca à disposição do Conselho Regional de Medicina do estado de São Paulo para comprovar sua ética e retidão profissional, e está à disposição das autoridades para colaborar com todas as investigações para demonstrar sua inocência.”

Edição: Vitor Fernandes
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!