Sisu vai ter apenas uma edição a partir de 2024; saiba como fazer a inscrição

sisu 2024
Siso (Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

O Ministério da Educação (MEC) vai alterar a forma de inscrição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e uma das principais mudanças já acontece na edição de 2024: haverá apenas uma etapa. O programa usa notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar os novos alunos de universidades públicas.

De acordo com o portal g1, a expectativa é de que os detalhes sejam publicados ainda nesta semana no Diário Oficial da União (DOU).

Atualmente, o Sisu tem duas etapas de inscrição por ano, uma em cada semestre. Mas o MEC afirma que as edições do meio do ano têm muitas desistências e números altos de vagas remanescentes (as que não são preenchidas).

Ainda segundo fontes da pasta, a ideia é criar um processo mais simples no segundo semestre. Um dos objetivos seria criar uma maneira dos alunos mudarem de curso, por exemplo.

Como se inscrever no Sisu da edição de 2024?

Para fazer a inscrição na edição de 2024 do Sisu, o participante pode utilizar as notas do Enem 2023. Normalmente, o processo fica aberto por uma semana.

A partir daí, o aluno seleciona duas opções de curso. Recomenda-se olhar quantas vagas estão disponíveis por curso e por modalidade, além de saber as regras do processo seletivo de cada universidade.

No segundo dia, são divulgadas notas de corte, que leva em consideração o número de inscrições, notas dos candidatos e quantidade de vagas. Há uma oscilação nas notas porque os estudantes podem mudar as opções dos cursos até o último dia do prazo.

Os especialistas também recomendam acompanhar as notas e a classificação parcial. Se o candidato perceber que tem poucas chances de conseguir se classificar para o primeiro curso, pode mudar para disputar outra vaga. Depois que o prazo de inscrição termina, as duas opções salvas valem.

Edição: Lucas Negrisoli
João Lages[email protected]

Repórter no BHAZ desde setembro de 2023. Jornalista com 4 anos de experiência em veículos de comunicação. Fez cobertura de casos que têm relevância nacional e internacional. Com passagem pela RecordTV Minas, também foi produtor e editor de textos na Record News.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!