‘Tarântula voadora’ viraliza e intriga internautas; descubra o que é o bicho

aranha voadora mariposa
Com aparência assustadora, animal não agradou os internautas (Reprodução/Facebook + Reprodução Prairie Haven Wisconsin)

Imagens de uma “aranha voadora” têm circulado nas redes sociais e assustado internautas ao redor do mundo. E quem vê a foto do bicho logo percebe o motivo. O animal lembra uma tarântula – também conhecida como caranguejeira -, mas com o potencial assustador elevado ao extremo. Para os mais sensíveis, a cena poderia facilmente ter saído de um pesadelo ou filme de terror.

Na foto que tem circulado no Facebook, inicialmente publicada por um perfil de memes, é possível ver o bicho pousado em uma parede. Ele tem as asas fechadas, com antenas e o tronco e as patas, em um tom de marrom, cobertos de pelos – característica comum das tarântulas. Confira:

aranha com asas
Espécie de ‘aranha piorada’ gerou burburinho nas redes sociais (Reprodução/Facebook)

‘Quem inventou isso?’

A imagem foi reproduzida por várias outras contas no Facebook e causou reações diversas. Mas o que dominou foi, sem dúvida, o medo. “Como se uma tarântula normal – que, às vezes, é maior do que a sua mão – não fosse assustadora o suficiente”, comentou um internauta. “Qual foi o cientista que inventou isso no laboratório?”, brincou um segundo.

E, como em todo bom filme de terror, também não faltaram aqueles mais corajosos, que não se amedrontaram com a “cara de mau” do inseto. “Aposto que ele é idiota demais pra aprender a voar”, comentou um perfil, enquanto uma jovem tentou tranquilizar os demais. “Meu amigo disse que não era uma tarântula e que estava na Austrália. Inofensivo”, disse.

Inofensivo ou não, o “bichinho” não agradou, e a maioria das pessoas que viu a foto só queria duas coisas. Primeiro, saber que bicho é esse e, segundo, manter distância. “A aranha voadora é ainda mais assustadora que os chinelos voadores da mamãe”, brincou uma jovem. Outra resumiu o que parece um consenso: “Eu não quero esse negócio voando no meu rosto”.

Mas afinal, o que é o bicho?

Apesar da aflição que a imagem causou, tudo indica que os fãs de teorias da conspiração podem descansar: o “novo” bicho não é um presságio do fim do mundo. E também não é novo. Ele já está, inclusive, cadastrado em um banco de dados do setor de biologia da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

De acordo com a instituição, o animal é da espécie Antheraea polyphemus é um tipo de mariposa que pode ser encontrada em quase todo o território dos Estados Unidos e do Canadá. Os especialistas da universidade explicam que as mariposas habitam “florestas de madeira dura, áreas urbanas, pomares e pântanos”.

Na fase jovem, essa espécie é uma lagarta de um tom verde vibrante que vive cerca de um mês até formar um casulo e sair um pouco mais parecida com a versão da foto acima. “Quando adultos, os membros desta espécie são mariposas grandes. As mariposas Polythemus têm um corpo cabeludo e os adultos podem variar da cor marrom-avermelhada ao marrom-escuro”, explica o banco de dados da universidade. A envergadura das asas de uma espécie adulta varia de 10 a 15 centímetros.

O banco de dados esclarece ainda que a mariposa, depois que atinge a fase adulta, vive uma média de apenas quatro dias. E, se tudo isso ainda não foi o suficiente para te tranquilizar, ainda há uma última esperança: na fase de lagarta, a espécie se alimenta apenas de pedaços de folhas e, na fase adulta, nem chegam a se alimentar por causa da boca pequena. E agora? Teria coragem de chegar perto de uma dessas?

Edição: Aline Diniz
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!