Dê tchau para o verão; começa hoje o outono, com superlua

Árvores em Curitiba (PR), no outono; e superlua (Luiz Bassetti/Flickr/Reprodução+Casey Davis/Nasa)

O equinócio de Outono 2019 começa hoje, mais precisamente às 18h58 (horário de Brasília), no Hemisfério Sul. É quando o Hemisfério Norte, no mesmo período, presencia o equinócio da Primavera. Ambos marcam o início das novas estações.

Nos equinócios, o dia e a noite têm igualmente 12 horas de duração e o Sol
o Sol estará mais próximo da linha do Equador. Eles ocorrem nos meses de março e setembro, quando definem mudanças de estação.

As mudanças das estações são marcadas pelos termos equinócio e solstício, para os astrônomos e especialistas dessa área. No solstício, ocorre quando o Sol está mais perto de um dos hemisférios, fazendo com que uma parte do mundo tenha um dia maior, enquanto o outro lado tem um dia menor.

O solstício ocorre duas vezes por ano, assim como o equinócio, e marca a entrada das novas estações verão e inverno.

Veja aqui a explicação do Climatempo para as mudanças das estações.

Superlua

E para celebrar a mudança das estações nesta quarta-feira (20), a lua vai parecer maior hoje na América do Sul e Norte, segundo a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa) dos Estados Unidos. É a chamada “superlua”.

O fenômeno é o terceiro do ano, as anteriores puderam ser vistas em 19 de fevereiro e 21 de janeiro.

O fenômeno é possível porque a Terra e a Lua se alinham, criando um eclipse lunar total. A lua cheia estará no ponto mais próximo da Terra em sua órbita, chamada de perigeu.

No perigeu, a lua parece um pouco maior e mais brilhante da nossa perspectiva na Terra, daí a referência como “superlua”, segundo a Nasa. O melhor horário para observar o fenômeno será a partir das 22h.

Com informações da Agência Brasil

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!