Cirurgiões anunciam 1º transplante de olho inteiro do mundo em Nova York

aaron james
Antes e depois do primeiro homem a receber um transplante de olho inteiro (NYU Langone Health/Divulgação)

A equipe médica da NYU Langone Health, em Nova York (EUA), realizou o primeiro transplante de olho inteiro do mundo. O procedimento é algo inovador, já que antes só era possível realizar o ttransplante de córnea, a parte frontal do globo ocular. As informações são da NYU Langone Health.

A cirurgia foi realizada em um veterano de 46 anos. Embora ainda não se saiba se ele irá recuperar a visão, o olho transplantado mostrou sinais notáveis de saúde, incluindo fluxo sanuíneo direto para a retina – área na parte posterior do olho que recebe luz e envia imagens para o cérebro.

O paciente Aaron James recebeu o transplante de todo o olho esquerdo e uma parte da face de um único doador, algo nunca feito antes. Em 2021, ele sobreviveu ao que deveria ser um choque elétrico fatal de 7.200 volts.

James trabalhava como eletricista de alta tensão, quando seu rosto tocou um fio energizado. Após o acidente, ele teve ferimentos graves, incluindo a perda do olho, de um braço, do nariz, dos lábios, dos dentes da frente, da área da bochecha esquerda e do queixo até os ossos.

A equipe Langone NYU acompanhou o caso da lesão de James desde o início, junto com especialistas de um centro médico do Texas, onde ele estava recebendo cuidados. Durante a remoção do olho de James, a equipe recomendou que o nervo óptico fosse preservado o máximo possível para um possível transplante.

Transplante

O trasnplante, que ocorreu em 27 de maio deste ano, durou aproximadamente 21 horas e contou com mais de 140 cirurgiões, enfermeiros e outros porfissionais da saúde.

Em entrevista, o Dr. Rodriguez, diretor da equipe que realizou a operação em James, afirmou que o procedimento abriu caminho para o próximo capítulo da restauração da visão. Segundo ele, o primeiro transplante de olho inteiro com sucesso é um feito importante que muitos pensavam não ser possível.

James recebeu o transplante três meses após ser aprovado em fevereiro de 2023 como um receptor potencial na United NetWork for Organ Sharing (UNOS), organização privada sem fins lucrativos que administra o sistema de transplante de órgãos do país. Foi considerado um dos tempos mais curtos para receber uma doação.

Para assistir ao vídeo da simualção do transplante, clique aqui.

Edição: Roberth Costa
Amanda Serrano[email protected]

Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e da TV Band Minas. Também trabalhou na assessoria política. Atualmente é repórter do Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!