Web aponta racismo em post de ilustradora do BBB e ela se pronuncia: ‘Erro grotesco’

ilustradora bbb
Profissional do BBB veio a público e se manifestou após as críticas que recebeu (Reprodução/Redes sociais)

Uma publicação de Rafaella Tuma, ilustradora do Big Brother Brasil 23, levantou acusações de racismo nas redes sociais nesse domingo (19). Em um story de Instagram, a mulher compartilhou um print de uma conversa no WhatsApp que fortalece estereótipos sobre jovens negros periféricos.

Na troca de mensagens do “meme”, uma pessoa pede conselhos sobre um homem de quem estaria gostando. “Amiga, tô sofrendo por causa de um boy”, diz a pessoa no chat. Quem recebe a mensagem pede que a pessoa envie uma foto e, após o retorno, faz um comentário estereotipado sobre o jovem em questão.

No registro, o rapaz aparece sem camisa, usando bermuda e tênis esportivos. Ele tem uma corrente no pescoço, usa boné, relógio no pulso e um óculos de sol. O rapaz tem um cigarro na boca e é possível ver uma tatuagem em seu braço. “Tá sofrendo por quê? Ele te roubou?”, diz o print (confira abaixo).

Web aponta racismo no post

Em um dos comentários que criticam Rafaella, o ativista Antonio Isuperio aponta que ela foi racista em sua publicação. “Alguém me explica como a ilustradora do BBB pode fazer um post racista desse pra quase 3 milhões de pessoas? E aí, @boninho”, disse ele no Twitter, marcando o perfil do diretor da Globo.

O ativista ainda pontua que pensamentos como os de Rafaella marginalizam pessoas negras e, inclusive, contribuem para a perseguição policial contra essa população.

“Te falar que ela tá mandando muito ruim no #bbb23 e ainda mais depois de ver isso aí… ó, preguiça”, escreveu uma internauta. “Nossa, admirava muito o trabalho dela, mas não tem como achar isso engraçado”, comentou uma outra pessoa. “Só quem entrou em alguma loja pra comprar algo e já sofreu preconceito sabe o quanto isso machuca.. E esse tipo de preconceito acontece por causa de gente babaca assim que te taxa de bandido pela cor de sua pele e suas vestes!”, lamentou outra.

‘Erro grotesco’, diz ilustradora

Com a repercussão negativa e após muitos internautas apontarem racismo no post, a ilustradora se pronunciou e pediu desculpas. Em novo story em seu perfil no Instagram, ela afirma que não percebeu a problemática da conversa quando decidiu compartilhar com os 2,6 milhões de seguidores.

“Quando eu peguei esse meme, eu peguei do próprio cara. O cara da foto é ator e comediante, ele mesmo tirou uma foto dele e ele mesmo se zoou. Não tô fugindo do meu erro, eu sei que não deveria ter compartilhado porque isso traz uma problemática gigante, uma mensagem negativa por todos os estereótipos”, afirma.

Por fim, a ilustradora do BBB afirma que considera seu erro “grotesco” e que sentiu raiva de si mesma por não perceber a gravidade do compartilhamento. “Eu errei, minha página terá muito mais filtro daqui pra frente. Desculpa”, continuou, afirmando que se pronunciará sobre o assunto em outras oportunidades (assista abaixo).

Edição: Giovanna Fávero
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!