Voltou aí? Whatsapp, Instagram e Facebook começam a retomar funcionamento após horas fora do ar

whatsapp
Plataformas ficaram fora do ar à tarde e ainda têm instabilidade (Banco de imagens/Pixabay)

Após ficarem fora do ar durante toda a tarde desta segunda-feira (4), Whatsapp, Instagram e Twitter começaram a ter seus serviços normalizados no início desta noite. O “apagão” das plataformas causou transtorno em milhões de usuários e gerou comoção, já que veio acompanhado de instabilidade em outras redes, como o Twitter e o Telegram.

O Facebook foi o primeiro a voltar ao funcionamento, por volta das 19h, seguido do Instagram. O Whatsapp, que ainda está instável para boa parte dos usuários, aos poucos também normaliza o funcionamento.

Por causa do transtorno, o Facebook – que também administra as outras duas redes – chegou a recorrer a uma “reinicialização manual”, conforme revelou o New York Times. A empresa enviou um grupo de funcionários para tentar resolver o problema de forma manual na Califórnia, onde ficam os servidores da rede social.

Desculpas

As empresas – que haviam reconhecido o problema já no início da tarde e afirmaram que estavam trabalhando para resolvê-lo – voltaram a utilizar o Twitter para informar a retomada do serviço e pedir desculpas pelo transtorno.

“Pedimos desculpas a todos que não conseguiram usar o Whatsapp hoje. Estamos começando a, lenta e cuidadosamente, fazer o Whatsapp funcionar novamente. Muito obrigado pela sua paciência. Continuaremos a mantê-los atualizados quando tivermos mais informações para compartilhar”, publicou a plataforma de mensagens pouco depois das 20h.

Poucos minutos antes, o Facebook também fez um post semelhante. “Para a enorme comunidade de pessoas e empresas ao redor do mundo que dependem de nós: sentimos muito. Temos trabalhado muito para restaurar o acesso aos nossos aplicativos e serviços e estamos felizes em informar que eles estão voltando a ficar online agora. Obrigado por nos aguentar”, escreveu.

E o Instagram seguiu: “O Instagram está devagar, mas com certeza voltando agora – obrigado por lidar conosco e desculpe a demora”. Por enquanto, nenhuma das plataformas deu detalhes sobre o que pode ter causado o apagão no serviço, o que só contribuiu para aumentar as especulações (veja mais aqui).

Facebook, Instagram e Whatsapp fora do ar

A instabilidade nas redes sociais deixou os usuários preocupados na tarde desta segunda-feira e tomou conta de uma das únicas plataformas que resistiu: o Twitter. De acordo com o site DownDetector, os aplicativos Facebook, Instagram e Whatsapp ficaram fora do ar e apresentam falhas em diversos países.

Segundo o site DownDetector, uma plataforma que registra falhas em serviços digitais, os problemas ocorrem no Brasil e em diversos países. As reclamações no site cresceram a partir das 12h e atingiram um pico às 12h45. O transtorno se estendeu por toda a tarde e veio acompanhado de instabilidade em várias outras plataformas.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!