WhatsApp lança recurso de fotos e vídeos que ‘somem’ após serem visualizados

Novo recurso do WhatsApp
Não será possível encaminhar, salvar, favoritar nem compartilhar as mídias (WhatsApp/Divulgação)

A partir desta semana, o WhatsApp começa a oferecer o recurso de visualização única de fotos e vídeos, para “dar mais controle à privacidade” do usuário. Com a opção, os arquivos vão desaparecer depois de serem visualizados, em vez de permanecer na conversa.

“Você pode enviar uma foto de visualização única para mostrar as roupas que está provando em uma loja, compartilhar uma reação rápida a um certo evento ou até mesmo algo confidencial, como a senha do Wi-Fi”, exemplifica a empresa ao anunciar o recurso.

Segundo o aplicativo, assim como todas as mensagens, os arquivos de mídia de visualização única são protegidos com a criptografia de ponta a ponta. Dessa forma, nem mesmo o WhatsApp pode vê-los. Também não será possível encaminhar, salvar, favoritar nem compartilhar fotos e vídeos enviados ou recebidos no novo modo.

Privacidade

Se o usuário não abrir esse tipo de mídia em 14 dias, ela se tornará indisponível na conversa. O WhatsApp também reforça que o usuário só pode usar o recurso de visualização única com pessoas em que ele confia, já que é possível fazer capturas de tela enquanto a foto ou o vídeo aparecem.

As mensagens com arquivos de visualização única serão sinalizadas com um novo ícone de número “1”. Depois que o arquivo de mídia for visualizado, a frase “mensagem aberta” substituíra as palavras “foto” ou “vídeo”. De acordo com o WhatsApp, a mudança se dá “para evitar dúvidas sobre o conteúdo da conversa naquele momento”.

Ainda segundo o aplicativo, o recurso de visualização única será disponibilizado a todos os usuários ao longo desta semana. Mais informações a respeito da nova opção podem ser encontradas na central de ajuda do WhatsApp, neste link.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!