Um avião de pequeno porte, de prefixo PR-GES, saiu da pista, atravessou uma avenida e explodiu na orla da praia do Cruzeiro na manhã desta quinta-feira (9), em Ubatuba, no litoral de São Paulo. Vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento exato da explosão da aeronave. Até o momento, somente a morte do piloto foi confirmada pelas autoridades. Ele ficou preso às ferragens e morreu.
Segundo a Prefeitura de Ubatuba, há pelo menos oito feridos: cinco passageiros do avião, sendo três adultos e duas crianças, e três pessoas que passavam na pista de skate, próxima ao local do acidente.
Veja o vídeo com o momento do acidente:
Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Secretaria de Segurança, bombeiros e Polícia Militar já estão no local, isolando e fazendo a retirada das vítimas.
Aeronave saiu de Goiás
Em nota à imprensa, a Rede VOA confirmou o acidente com a aeronave prefixo PR GFS – modelo Cessna Citation 525 CJ1 – nas proximidades do Aeroporto de Ubatuba, administrado pela concessionária.
A aeronave saiu do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás (SWME), com cinco pessoas e tentou pousar em Ubatuba.
“As condições meteorológicas eram degradadas, com chuva e pista molhada. Após o pouso, a aeronave ultrapassou a pista, atravessou o alambrado da Cabeceira 09 e atingiu uma mulher e uma criança. Ambas estão com vida. O SERIPA já foi acionado e está coletando informações”, informou.
Segundo a Rede VOA, a aeronave pertence a Nelvo Fries e Maria Gertrudes Fries.
Segundo a Rede, foram resgatadas quatro pessoas, sendo um casal e duas crianças.
Quatro aviões caíram no Brasil nos últimos quatro meses
Além da explosão ocorrida nesta quinta-feira (9) em Ubatuba, um avião de pequeno porte caiu no último dia 22 de dezembro, em Gramado, no Rio Grande do Sul. A Polícia Civil do Rio Grande do Sul confirmou que os 10 ocupantes do avião morreram. Além disso, 15 pessoas que estavam no local ficaram feridas e foram socorridas para o hospital.
Outro acidente envolvendo uma aeronave de pequeno porte foi registrado em Santa Branca, no interior de São Paulo, em outubro. A aeronave seguia de Florianópolis para Belo Horizonte, quando bateu num morro, durante uma tempestade, e pegou fogo. Cinco pessoas morreram com a queda.
No início de outubro, um avião monomotor prefixo PS-SLR, caiu em São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto, na região Central de Minas, enquanto ajudava no combate a incêndios florestais no estado, mas não estava em operação no momento da queda. O acidente levou à morte do piloto, que era baiano.