VÍDEO: Chuva forte atinge várias regiões de BH

03/06/2025 às 17h18 - Atualizado em 04/06/2025 às 07h54
VÍDEO: Chove forte em várias regiões de BH nesta terça
A Defesa Civil emitiu um alerta na tarde desta terça (3). (Ana Magalhães/BHAZ)

Belo Horizonte registrou chuvas em diversas regiões da cidade na tarde dessa terça-feira (3). Conforme a Defesa Civil, até às 17h, a precipitação era extremamente forte na regional Oeste, forte na Centro-Sul, moderada nas regionais Pampulha e Noroeste, e fraca no Barreiro.

Imagens cedidas ao BHAZ mostram a precipitação na área hospitalar da capital, localizada na região Leste, e no Lourdes, na região Centro-Sul, e no Anel Rodoviário.

Vídeo:

O órgão municipal emitiu alerta de pancadas de chuvas de 20mm, com raios e rajadas de ventos em torno de 45 km/h.

A previsão do tempo para esta terça-feira (3) indicou céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas e trovoadas nesta tarde. A temperatura mínima foi de 16,2 °C, e a máxima prevista é de 26 °C. A umidade relativa do ar é de 50%.

Chuvas fortes: proteja-se!

A Defesa Civil faz uma série de recomendações para a população no período de chuvas:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

Emissão de alertas

Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH

A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, Facebook, X e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.

Ana Magalhães

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e do programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Repórter do BHAZ desde agosto de 2024.

Ana Magalhães

Email: [email protected]

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e do programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Repórter do BHAZ desde agosto de 2024.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ