Vídeo flagra tentativa de furto a veículos na avenida Antônio Carlos, em BH

03/06/2025 às 13h16 - Atualizado em 04/06/2025 às 12h22
Vídeo flagra tentativa de furto a veículos na avenida Antônio Carlos, em BH
Furtos aconteceriam enquanto o sinal da avenida Antônio Carlos estivesse fechado. (Reprodução/Redes Sociais)

Imagens de um vídeo divulgado nas redes sociais nessa segunda-feira (2) registraram o momento em que um grupo de homens tenta furtar veículos na Avenida Presidente Antônio Carlos, nas proximidades do Viaduto José Alencar, na região da Pampulha, em Belo Horizonte.

Na legenda do vídeo publicado pelo ‘BH da Zueira’, há um alerta para que os motoristas mantenham os vidros fechados ao trafegar pela via. “Eles ficam escondidos e, quando o sinal fecha, correm para roubar celulares. Presenciamos uma tentativa de assalto”, diz a publicação.

Nos comentários da publicação, diversas pessoas relataram experiências semelhantes. “Isso já acontece há muito tempo na Antônio Carlos, já presenciei várias vezes”, afirmou um usuário. “Infelizmente, minha filha foi roubada ali há cerca de uma hora. Levaram o iPhone dela… ela me ligou chorando, usando o celular de um policial. Pena não ter visto o vídeo antes”, relatou outra pessoa.

Uma mulher também afirmou que foi roubada justamente no local. “Fiquem atentos e mantenham os vidros fechados”, alertou uma mulher.

Em nota ao BHAZ, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) informou que mantém policiamento estratégico, orientado por análise crimina, nas imediações da avenida Presidente Antônio Carlos, com foco na prevenção e repressão qualificada à criminalidade.

“As ações são pautadas na doutrina de Policiamento Orientado para o Problema (POP), respeitando as especificidades operacionais da região”, disse.

Além disso, a corporação explicou que faz patrulhamento diuturno na área, visando ampliar a presença policial, fortalecer as ações preventivas e potencializar a sensação de segurança junto à população, principalmente em locais com vegetação densa e baixa iluminação.

Conforme dados do Sistema de Gestão Operacional (SIGOp), houve uma redução de 17,8% nos furtos na avenida Antônio Carlos, no comparativo entre os meses de abril e junho dos anos de 2024 e 2025.

Veja a nota da PMMG na íntegra

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio do 13⁠º Batalhão, informa que mantém policiamento estratégico, orientado por análise criminal, nas imediações da Avenida Presidente Antônio Carlos, com foco na prevenção e repressão qualificada à criminalidade. As ações são pautadas na doutrina de Policiamento Orientado para o Problema (POP), respeitando as especificidades operacionais da região.

Em relação ao vídeo divulgado, o 13⁠º BPM esclarece que realiza patrulhamento diuturno na
área, visando ampliar a presença policial, fortalecer as ações preventivas e potencializar a sensação de segurança junto à comunidade, especialmente em locais com vegetação densa e baixa iluminação.

Destaca-se que a 16⁠ª Companhia PM, responsável pelo policiamento da Avenida Presidente Antônio Carlos, registrou uma redução de 17,8% nos furtos, no comparativo entre os meses de abril a junho dos anos de 2024 e 2025, conforme dados do Sistema de Gestão Operacional (SIGOp).

  • No âmbito preventivo, a PMMG reforça orientações importantes à população para mitigar riscos relacionados a furtos em veículos:
  • Evite deixar objetos visíveis no interior do veículo, como bolsas, mochilas, carteiras e
    aparelhos celulares;
  • Certifique-se de que portas e vidros estejam devidamente fechados;
  • Manter atenção durante o deslocamento, especialmente em paradas obrigatórias pela
    sinalização semafórica com os vidros fechados.

O 13⁠º Batalhão reafirma seu compromisso com a preservação da ordem pública e a proteção da sociedade. A participação da população é indispensável para o fortalecimento das ações de segurança. Por isso, a PMMG conclama todos a colaborarem com denúncias de atividades suspeitas, pelos telefones 190 (emergência) e 181 (Disque Denúncia), bem como adotarem medidas de autoproteção.

A Polícia Militar de Minas Gerais segue atuando de forma preventiva e repressiva, sempre que necessário, com o firme propósito de garantir a segurança e o bem-estar de todos.

Ana Magalhães

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e do programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Repórter do BHAZ desde agosto de 2024.

Ana Magalhães

Email: [email protected]

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e do programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Repórter do BHAZ desde agosto de 2024.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ