O reencontro entre um paciente em tratamento contra o câncer e seu cãozinho de estimação deixou muitos olhos marejados de lágrimas nesta quarta-feira (23). A cena foi filmada no Hospital Arnaldo Gavazza, em Ponte Nova, na Zona da Mata Mineira, e o vídeo alcançou milhares de visualizações nas redes sociais.
Breno Soares de Paula, de 34 anos, está internado desde o dia 26 de setembro para tratar um câncer no mediastino com suspeita de linfoma de Hodgkin. E nesta semana recebeu a visita do cãozinho Lião, que nas imagens aparece pulando de alegria ao reencontrar o tutor.
“Isso foi muito importante para mim, porque já tinha mais de 15 dias que eu estava aqui e poderia ficar mais 20 ou até mais longe dele. A gente que tem [um animal] sabe a importância disso. Realmente o amor deles também cura”, disse Breno.
O hospital enfatiza que nem todos os pacientes podem receber a visita dos animais de estimação. A médica Lara Ribeiro, coordenadora do serviço de controle de infecção relacionada à assistência à saúde, explica que uma equipe multidisciplinar discutiu o caso e a segurança do tutor antes de liberar a entrada do animal no hospital.
“Definimos um fluxo para que essa visita ocorra de maneira segura e benéfica para o paciente. A gente selecionou alguns grupos de pacientes que estejam há mais de 15 dias internados e sem previsão de alta nos próximos sete dias. E também [analisamos] o caso de pacientes que estejam em cuidados paliativos e pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Os animais que farão a visita também precisam passar por uma avaliação veterinária e ter algumas especificações”, pontua.
Nos comentários da publicação, a iniciativa foi elogiada: “Realmente só quem tem entende esse amor imensurável”, disse uma seguidora. “Melhor coisa que fizeram o amor deles nos faz tão bem. Parabéns”, disse outra.
Confira o momento: