O governo de Minas voltou informar, nesta segunda-feira (10), que ainda não recebeu o pedido oficial da Prefeitura de BH para assumir o trecho da MG-010 que passa pela cidade. O projeto é uma ideia do prefeito em exercício Álvaro Damião (União Brasil) para tentar reduzir o número de pedágios previstos para a Grande BH.
“A gente ainda não recebeu formalmente esse pedido da prefeitura e estamos sempre abertos ao diálogo, como tem sido um processo tão relevante quanto o processo do vetor Norte”, disse o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Pedro Bruno, ao lado do governador Romeu Zema, ao ser questionado pelo BHAZ, durante evento da ANTT que celebrou o início da concessão da Via dos Cristais como operadora do
Pedro Bruno reforçou que a concessão entre BH e Sete Lagoas, também passando pelo Aeroporto de Confins, vai garantir obras e melhorias que não seriam possíveis apenas com recursos públicos. Segundo ele, os investimentos serão 270 vezes maiores do que os aplicados no último ano.
Uma das críticas da população é em relação ao número de praças. Serão 12 no total, a um custo de R$ 13,90 para quem for da capital mineira a Sete Lagoas, a 70 km de distância.
Segundo Pedro Bruno, o número elevado de pórticos é uma estratégia para garantir que quem percorrer um trecho menor vai pagar menos. Além disto, ele também destacou que o transporte público ficará isento e haverá desconto de até 50% para quem usar a via com frequência.
Em termos de melhorias, o projeto prevê a construção de anéis e vias que podem reduzir cerca de 30 minutos no tempo atual de viagem em cada trecho.
O edital para concessão das rodovias da Grande BH foi lançado em fevereiro e terá o leilão no dia 13 de junho.
“A pauta de concessão não é uma pauta de direita ou de esquerda. É um caminho para a gente avançar com investimento estruturante em infraestrutura”, completou Pedro Bruno.