Novo laboratório chega a Minas e deve gerar 700 empregos diretos nos próximos anos

novo laboratório em minas
O laboratório ficará localizado em Montes Claros, no Norte de Minas (Cristália/Divulgação)

Minas Gerais foi o estado escolhido para receber um novo laboratório farmacêutico, farmoquímico e de biotecnologia 100% nacional. O espaço, localizado em Montes Claros, no Norte de Minas, será reformado para produção de vários medicamentos, entre eles anestésicos e narcoanalgésicos utilizados no chamado “kit intubação” de pacientes graves da Covid-19.

Segundo o Governo de Minas, o Laboratório Cristália deve investir aproximadamente R$ 300 milhões no empreendimento. Além disso, a expectativa é que a fábrica gere cerca de 700 empregos diretos nos próximos cinco anos. O governador Romeu Zema comemorou a aquisição.

“O estado precisa oferecer saúde, segurança e educação de qualidade, mas tudo isso só faz sentido com emprego, geração de renda e dignidade. A simplificação da vida de quem trabalha e o atendimento para quem quer investir no estado estão fazendo a diferença”, disse o governador, que destacou que o anúncio da empresa é recebido “com muita alegria”.

Inauguração em 2023

O imóvel adquirido tem cerca de 30 mil metros quadrados de área construída, em um terreno com 156 mil metros quadrados, e passará por adequações para atender às normas da indústria farmacêutica. Tanto a reforma como a aquisição de equipamentos demandam tempo, e a previsão é de que a unidade comece a funcionar em 2023.

Além da unidade em Montes Claros, a empresa também está investindo cerca de R$ 100 milhões em uma fábrica de ampolas na cidade de Pouso Alegre, no Sul de Minas, que já está em funcionamento. “Esta aquisição faz parte do plano de expansão do Cristália, que trabalha diariamente para atender à demanda do mercado brasileiro nos próximos anos, que tem crescido gradativamente”, destaca Ricardo Pacheco, presidente do Conselho Diretor e diretor-geral do laboratório.

Com Agência Minas

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!