Nutricionista: Agente da Saúde e do desenvolvimento do país

nutricionista
Reprodução/Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região/MG

Muitas pessoas não sabem, mas o trabalho do nutricionista vai muito além da prescrição de dietas e está diretamente ligado ao processo de saúde e, em consequência, do desenvolvimento do país. Um país desenvolvido depende impreterivelmente de pessoas saudáveis física e mentalmente.

Economia, tecnologia, grau de riqueza, nível de industrialização, renda per capita, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), distribuição de renda, qualidade e expectativa de vida, educação… estes são alguns dos indicadores utilizados para se medir o grau de desenvolvimento de uma nação. Mas como atingi-los em bons níveis sem pessoas aptas a trabalhar para tanto? A pandemia de Covid-19 nos mostrou claramente que, para crescermos, precisamos de pessoas em plenas condições físicas e mentais!

No Brasil atual, 49,6 milhões de pessoas – entre elas crianças – deixaram de comer por falta de dinheiro ou tiveram uma redução significativa na qualidade e na quantidade de alimentos ingeridos (dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – FAO). Obviamente, o impacto sobre a saúde é inevitável.

E é aí que entra o trabalho do nutricionista! A Nutrição tem um papel fundamental tanto na manutenção da saúde, quanto na prevenção e tratamento de determinadas doenças. Além disto, estes profissionais atuam para além do conceito mais enraizado na sociedade, que é o de prescritor de dietas de emagrecimento.

É o caso de Laís Aguiar, nutricionista da divisão de Segurança Alimentar do Banco de Alimentos de Poços de Caldas/MG. É, também, o de Deborah de Freitas, nutricionista Supervisora do Programa Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc) Zona da Mata, em Juiz de Fora/MG e de Bárbara Rodrigues, do Mesa Brasil de Montes Claros.

Todas são responsáveis pela organização, coordenação e avaliação de serviços nutricionais voltados para o controle de qualidade de produtos alimentícios. Alimentos que antes seriam desperdiçados, elas trabalham e fazem com que cheguem à mesa de centenas de brasileiros que, sobretudo neste momento de pandemia de Covid-19, vivem sob graves condições de insegurança alimentar.

Esforço + Dedicação = País em desenvolvimento

Diversas outras áreas da Nutrição, além da saúde coletiva, citada acima, zelam pelo bem estar da população.

A nutricionista Daniela Cordeiro, por exemplo, cuida da qualidade de centenas de refeições servidas em uma empresa em Belo Horizonte. Já Geórgia Pena, atua contribuindo com o conhecimento no ensino e pesquisa em uma universidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

O trabalho de todos os nutricionistas tem sido fundamental para o desenvolvimento do Brasil, ao se dedicarem para erradicar a fome e garantir o acesso de todos, em particular das pessoas em situação de vulnerabilidade social, incluindo crianças e idosos, a alimentos seguros, culturalmente adequados, saudáveis e suficientes durante todo o ano.

Agora, nos diga: estes profissionais atuam diretamente para a saúde das pessoas e, em consequência, para o desenvolvimento do País ou não?

Está em busca de um estilo de vida mais saudável? Acesse o site crn9.org.br e encontre um profissional qualificado para te ajudar.