O pai deu à luz: Homem trans ganha bebê e parto é o primeiro de hospital em Minas

Bebê casal trans hospital mineiro
Isabelle nasceu na madrugada desta terça-feira (6) em Montes Claros (Arquivo Pessoal/Ellen Martins)

O nascimento da pequena Isabella Victória trouxe um fio de esperança de dias melhores para uma família do Norte de Minas. A primeira filha do casal transexual Rodrigo Bryan da Silva, 33, e Ellen Carine Martins da Silva, 25, nasceu na maternidade Maria Barbosa, do HUCF (Hospital Universitário Clemente de Faria), em Montes Claros.

De acordo com o Hospital, o nascimento é o primeiro de um bebê filho de casal trans na unidade. Ao BHAZ, a mãe contou que a chegada da filha foi a realização de um sonho. “Esse sentimento é muito gostoso. Alegria por ter tentado e ter esse desejo há tanto tempo, e ter conseguido graças a Deus. Para gente, essa gestação significa muito não só para mim e o pai, mas para toda a comunidade LGBTQUIA+”, conta Ellen.

A gestação de Isabella ocorreu no corpo do pai, Rodrigo, que é um homem transexual. De acordo com a Universidade UNIMONTES, vinculada ao HUCF, Rodrigo explicou que o parto foi feito de forma induzida. “A bolsa rompeu, mas não tive contrações suficientes. Então, a equipe médica decidiu realizar o parto induzido assistido. Eles me deixaram à vontade para escolher a posição. No tempo certo, minha filha veio ao mundo”, explicou o pai.

Gestação Isabella
A gestação da pequena Isabella foi feita no corpo do pai (Arquivo Pessoal/Ellen Martins)

‘Luz no fim do túnel’

A família comemorou ainda mais a chegada da criança com o registro DNV (Declaração de Nascido Vivo) em mãos. No registro, a identidade de gênero do casal foi respeitada e Ellen foi inclusa como a mãe biológica da filha, mesmo que não tenha sido ela a dar à luz.

“A Isabella veio como uma luz no fim do túnel para a nossa comunidade. Ela mostra que sempre há esperança, independentemente do que a sociedade vai pensar ou falar, você nunca pode deixar de realizar seus sonhos por medo de receber críticas”, diz a mãe.

Ellen e Rodrigo
Ellen (à esquerda) e Rodrigo (à direita) com o documento em mãos (Arquivo Pessoal/Ellen Martins)

Esta reportagem é uma produção do Programa de Diversidade nas Redações, realizado pela Énois – Laboratório de Jornalismo, com o apoio do Google News Initiative

Edição: Roberth Costa
Jordânia Andrade
Jordânia Andradejordania.andrade@bhaz.com.br

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

Comentários