Ocupação de enfermarias volta a subir e a de UTIs segue em queda em BH

Corredor de hospital de BH
É a primeira vez em 10 dias que a ocupação dos leitos de enfermaria apresenta elevação (Amanda Dias/BHAZ)

A ocupação dos leitos de enfermaria destinados a pacientes com Covid-19 subiu pela primeira vez nos últimos dez dias, de acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (17) pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte). O número que nessa quarta-feira (16) estava em 52,3%, caiu para 53,9%. Apesar da pequena elevação, o indicador segue no nível amarelo, considerado de risco moderado.

Por outro lado, a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados a pacientes com Covid-19 teve nova queda na capital. O número caiu de 74,1%, para 72,4% nas últimas 24 horas. Já o fator Rt, número médio de transmissão por infectado, também teve redução. O indicador caiu de 0,92 para 0,91 nesta quinta-feira.

Ainda de acordo com a divulgação, Belo Horizonte contabiliza 226.544 casos de Covid-19. Desses, 5.522 evoluíram para óbito e 213.673 tiveram alta. Ainda são monitorados outros mais de 7 mil casos da doença na capital.

Boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (17). (Reprodução/PBH)

Vacinação em BH

Dos mais de dois milhões de moradores de Belo Horizonte, 1.004.232 já receberam ao menos a primeira dose do imunizante contra a Covid-19. O número corresponde a 49,3% do público-alvo. Dentre esse grupo, tomaram a segunda dose 413.365 belo-horizontinos.

Para o médico infectologista Leandro Curi, a marca de 1 milhão de vacinados com a 1ª dose em Belo Horizonte é considerada uma “vitória”. “As vacinas mudaram a história da saúde no Brasil. Não temos casos de paralisia infantil, reduziu os diagnósticos de febre amarela e tantas outras doenças. Criticar vacina não faz sentindo algum. Baseado nisso, digo que este número é uma vitória”, disse em entrevista anterior ao BHAZ.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!