Ônibus de BH passam a ser avaliados por índice de qualidade

ponto de ônibus
Seis critérios serão utilizados para determinar a qualidade do serviço (Moisés Teodoro/BHAZ)

Os ônibus de Belo Horizonte passarão a ser avaliados por um índice que mede critérios de qualidade – o IDO (Índice de Desempenho Operacional). A instauração do índice foi publicada no DOM (Diário Oficial do Município) desse sábado (24) e já está valendo. O objetivo é melhorar o transporte coletivo da capital.

A ideia, conforme descrito na portaria 52/2021, é estabelecer “um ranking do desempenho das linhas e concessionárias, induzindo àquelas que apresentam resultados inferiores a empreenderem esforços para atingir o nível das demais”. Os resultados serão estipulados pela BHTrans (Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte) e poderão ser acessados pela população.

O IDO é constituído por um conjunto de índices operacionais que incluem pontualidade, conforto, confiabilidade, mecânica, segurança e infrações regulamentares. Cada um desses critérios receberá um peso específico e o desempenho do serviço será medido com base na análise conjunta de todos eles.

Como o índice é calculado?

De acordo com a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), são aplicadas duas fórmulas na apuração do IDO. Uma delas, que possibilita a avaliação do desempenho da maioria das linhas do sistema, corresponde à média ponderada entre as notas atribuídas a seis índices. São eles:

  • ICP – Índice de Cumprimento à Programação
  • IPV – Índice de Pontualidade das Viagens
  • ICV – Índice de Conforto das Viagens
  • ICM – Índice de Confiabilidade Mecânica
  • ISV – Índice de Segurança das Viagens
  • IIR – Índice de Infrações Regulamentares.

Esses indicadores recebe um peso diferente, de acordo com a importância de cada um deles para o funcionamento do serviço oferecido, e a soma de todos resulta no IDO de uma determinada linha.

Já a segunda fórmula correspondente à média entre as notas atribuídas a cinco índices – não contempla o ICV – não contempla o conforto das viagens. Essa metodologia, conforme a BHTrans, é adotada para medir o desempenho dos veículos sem catraca, por exemplo, nos quais não é possível estimar eletronicamente a ocupação máxima de passageiros numa determinada viagem.

É a metodologia atualmente empregada na aferição do desempenho operacional das linhas nas quais ainda não é possível estimar, eletronicamente, a ocupação máxima de passageiros numa determinada viagem, uma vez que os veículos dessas linhas não possuem catracas ou devido à ocorrência de embarques nas estações de integração e/ou de transferência sem que os passageiros passem pelas catracas dos veículos.

Como verificar o IDO de uma linha?

Os índices de desempenho operacional das linhas de Belo Horizonte podem ser acompanhados por meio do Portal da PBH.

Escolhida a linha de que se deseja verificar o IDO, será apresentada uma nota de 0 a 100. Este valor corresponde ao IDO em um relatório que apresenta também os quantitativos apurados separadamente para cada critério do índice. O índice geral é subdividido em cinco níveis de acordo com a nota correspondente. São eles:

  • Nível A – Notas compreendidas entre 90 e 100
  • Nível B – Notas compreendidas entre 80 e 89
  • Nível C – Notas compreendidas entre 60 e 79
  • Nível D – Notas compreendidas entre 30 e 60
  • Nível E – De 29 para baixo

Para entender melhor cada índice que compõe a avaliação e como eles são transformados em notas, acesse aqui.

Edição: Vitor Fernandes
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

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