BHBUS+: Saiba como gerar passagens pelo celular para embarcar nos ônibus de Belo Horizonte

BHBUS+: Saiba como pagar passagem com QR Code nos ônibus de Belo Horizonte
Nova opção de acesso estará disponível a partir desta quarta-feira (23) e será um auxílio complementar a volta do uso da máscara, no combate a disseminação da Covid-19 no transporte público. (Reprodução/Transfácil e Amanda Dias)

Os passageiros do transporte coletivo de Belo Horizonte passam a contar com mais uma opção para o embarque dentro do ônibus, agora com a tecnologia do QR Code disponível no app BHBUS+.

A nova função do aplicativo BHBUS+ possibilita ao usuário gerar passagens de ônibus por QR Code, dispensando a necessidade de uso de cartões ou uso de dinheiro vivo para embarque.

A alternativa será um complemento auxiliar na volta do uso da máscara, no combate a disseminação da Covid-19, determinado na última sexta (18), pela Prefeitura de Belo Horizonte. 

QR Code oferece segurança e eficiência

O acesso ao ônibus pelo leitor de QR Code busca unir comodidade com inovação, principalmente pelo aproveitamento do aplicativo BHBUS+ que permite a recarga de créditos direto do celular.

A utilização das passagens com QR Code é bem simples: Após a compra, o passageiro passa a tela do celular com o QR Code na catraca das estações e dos ônibus, que hoje são equipadas com leitores com tecnologia especial para leitura dos códigos bidimensionais.

De acordo com Ana Flávia Camilo, diretora-executiva do Transfácil, a novidade foi criada para trazer mais comodidade ao usuário, uma vez que o celular se tornou objeto indispensável no dia a dia de todos. Outro ponto importante da tecnologia QR Code destacado, é o de tornar o processo de embarque totalmente digital, precisamente quando a prefeitura publica decreto voltando o uso de máscaras nos coletivos da capital.

“Agora o QR Code se junta ao cartão BHBUS contribuindo também para se evitar o contato entre as pessoas e a manipulação de notas e moedas durante as viagens, eliminando dessa forma mais um agente de contágio e propagação do vírus da Covid-19”, ressaltou Camilo.

Baixe o BHBUS+ gratuitamente na Google Play e na App Store.

Como funciona?

Veja no vídeo abaixo como é fácil gerar a passagem por QR Code:

Após baixar o aplicativo BHBUS+ abra o menu do aplicativo e escolha a opção QR Code. Em seguida clique em “Comprar QR Code” e selecione o número de QR Codes que deseja adquirir, ou então, o valor em reais que deseja carregar como saldo. Escolha a forma de pagamento nas opções PIX e cartão de crédito. É necessário aguardar o período de processamento de pagamento do banco que pode levar até duas horas.

Gerando o QR Code no app BHBUS+

  • Escolha a opção “Gerar QR Code”
  • Escolha qual linha ou estação de ônibus você irá embarcar
  • Após selecionar a linha/estação de ônibus, clique em “Gerar QR Code”

Como realizar o embarque por QR Code

  • Ao embarcar no ônibus, dirija-se ao validador junto à catraca
  • O validador possui uma tela interativa, toque em “Toque aqui para pagar com QR Code” e a tela será alterada
  • Aproxime o QR Code do local indicado, um pequeno círculo na parte superior (câmera) do validador
  • Pronto! A catraca será liberada

Importante saber

Não é possível utilizar o saldo dos cartões BHBUS para a modalidade de passagens por QR Code.

O saldo de QR Codes gerados que não forem utilizados no prazo de 30 minutos retornam a conta do usuário no prazo de até 48 horas.

Caso já seja usuário do aplicativo, os dados dos cartões já cadastrados serão aproveitados.

O app pode ser baixado gratuitamente em celulares e tablets com sistemas Android e iOS.