Circuito Cidadania: Projeto beneficia 1.635 crianças em Minas Gerais com peça sobre bons hábitos no trânsito

Circuito Cidadania: Projeto beneficia 1.635 crianças em Minas Gerais com peça sobre bons hábitos no trânsito
Circuito Cidadania inspirou crianças de Barão de Cocais, Belo Vale, Congonhas, Entre Rios de Minas e Piracema a construírem uma sociedade mais amigável. (Reprodução/Komedi)

Entre 17 de outubro e 25 de novembro de 2022, o projeto ‘Circuito Cidadania’ esteve nas cidades de Barão de Cocais, Belo Vale, Congonhas, Entre Rios de Minas e Piracema, em Minas Gerais, realizando apresentações interativas e inspirando as crianças a refletirem sobre a importância de bons hábitos no trânsito, como uma forma de colaborar para uma sociedade mais humana e amigável. 

Foram realizadas 48 apresentações em escolas públicas, ginásios e associações, com entrada gratuita para crianças, jovens e famílias.

A peça ‘Circuito Cidadania’ tem como tema a melhoria do trânsito e da vida dos habitantes nas pequenas e grandes cidades, envolvendo as crianças, como futuras cidadãs que são, para inspirar transformações necessárias nas próximas gerações. 

As apresentações foram interativas e narraram a história de moradores de uma cidade que, pelas experiências vividas em sua rotina diária, passam a questionar, discutir e pontuar as necessidades de uma reorganização urbana envolvendo o trânsito e os pedestres, inspirando uma reflexão sobre os hábitos na cidade e os problemas das atitudes das pessoas que ali vivem. 

Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o ‘Circuito Cidadania’ é um projeto de espetáculo de teatro com intervenções cênicas no formato de um circuito teatral interativo para o público infantil.

Nesta cidade, o projeto é patrocinado pela J.Mendes, empresa com unidades em Minas Gerais, que se preocupa com a responsabilidade social e sustentável. Por isso apoia ações como esta, que potencializam a transformação local através da cultura. 

O projeto ‘Circuito Cidadania’ é uma realização do Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura com produção da Ricardo Martins e apoio da Incentivar.

18-10_Escola__Municipal_Engenheiro_Oscar_Weinschenck_(Congonhas)_(137)-min Circuito Cidadania

Sobre a J.Mendes

Com 56 anos de trajetória, a J. Mendes é uma empresa mineradora que, ao longo de sua operação, ampliou seus negócios voltando sua estratégia aos segmentos de Mineração, Agronegócio, Gestão de Imóveis, Gestão de Terminais e Aviação. Com constantes investimentos em tecnologia, pesquisa e desenvolvimento, a J. Mendes está entre as empresas mais reconhecidas do Brasil. 

Sobre o Ministério

Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda.

A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). As oficinas são patrocinadas pelo J.Mendes.