Contrata MG: Aplicativo da Sedese é vitrine para quase 11 mil trabalhadores autônomos

Contrata MG: Aplicativo da Sedese é vitrine para quase 11 mil trabalhadores autônomos
Reprodução/Envato Elements

O aplicativo Contrata MG, iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) por meio da Subsecretaria de Trabalho e Emprego (Subte), já conta com 10.959 autônomos cadastrados. Essa é uma oportunidade para empregadores do Estado contratarem a prestação de serviço de profissionais de diversos setores.

O Contrata MG possui 115 ocupações cadastradas como: diarista, cuidador de idosos, eletricista, motorista particular e recepcionista. Somente na região metropolitana (RMBH) são 2.078 profissionais disponíveis, sendo Belo Horizonte o município com a maioria de trabalhadores (1.204), seguido de Contagem (230). Destaque para diaristas que correspondem a 590 cadastros. Em seguida vem cuidadores de idosos e eletricistas, com 171 e 119 cadastros, respectivamente.

Para participar o trabalhador precisa baixar o aplicativo “Contrata MG – para trabalhadores” disponível gratuitamente na Google Play e na App Store. É preciso realizar um cadastro simples, com informações e documentos pessoais, além de dados de contato e endereço. Ao fazer o registro o prestador de serviço fica disponível para ser contratado por qualquer pessoa que entre no app para buscar pelo tipo de trabalho ofertado. Cada profissional pode oferecer mais de um serviço dentro da plataforma. No entanto, somente a ocupação principal do trabalhador aparece para quem está contratando.

Contrata MG: Aplicativo da Sedese é vitrine para quase 11 mil trabalhadores autônomos
Reprodução/Sedese

Já para quem está em busca de um profissional autônomo basta baixar o app “Contrata MG” e buscar pelo serviço desejado. O contratante pode fazer uma busca por profissionais com base na distância, preço da diária, tipo de serviço e disponibilidade de horário.

Toda a interação é realizada dentro dos aplicativos da seguinte maneira:

  • Primeiro o contratante escolhe o profissional com base no perfil criado pelo profissional anteriormente;
  • O contratante então solicita um orçamento, informando detalhes do serviço a ser prestado e o profissional recebe uma notificação.
  • A partir disso, ambas as partes podem interagir pelo chat para sanar quaisquer dúvidas.
  • Tanto o prestador de serviço quanto o contratante podem aceitar ou não o orçamento.
  • Caso aceitem, uma ordem de serviço é gerada e ambos podem acompanhar o andamento do serviço pelo aplicativo.
  • Ao final do trabalho, contratante e prestador se avaliam nos respectivos aplicativos. Essa avaliação aparece publicamente para outros os usuários consultarem em futuras interações.

É importante lembrar que todo esse processo é gratuito. Os aplicativos estão disponíveis na Google Play e na App Store. Para mais informações basta acessar o site do programa e as redes sociais da Sedese.