A Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) foi eleita a melhor empresa de saneamento do Brasil em um ranking da revista Time que avalia o crescimento financeiro e a sustentabilidade de empresas ao redor do mundo. A empresa estatal ficou em 116º lugar no ranking geral, que inclui 500 empresas, e foi a primeira do setor de saneamento entre as brasileiras.
A metodologia utilizada pela Time e pela Statista, empresa de pesquisa de mercado, para criar o ranking leva em consideração não apenas o alto crescimento da receita e a lucratividade das empresas em comparação com seus pares do setor, mas também o seu impacto ambiental. Para isso, são analisadas as emissões de carbono (escopos 1, 2 e 3, que representam emissões diretas, indiretas e da cadeia de suprimentos), o consumo de água, a produção de resíduos e o uso de energia verde.
A Copasa se destacou no ranking por aliar um forte desempenho financeiro com práticas sustentáveis. Nos primeiros nove meses de 2024, a empresa investiu R$ 1,56 bilhão em obras de água e esgoto em Minas Gerais e a previsão é de que esse valor ultrapasse R$ 2 bilhões até o final do ano. Atualmente, a Copasa atende 638 municípios mineiros e busca alcançar a meta de cobertura de saneamento estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento (a meta relativa à distribuição de água já foi alcançada), além de melhorar a eficiência dos serviços prestados.
Este não é o primeiro reconhecimento recebido pela Copasa em 2024. Confira outros reconhecimentos do avanço sustentável da companhia:
- Classificada entre as 88 companhias brasileiras de capital aberto que mais crescem com consistência;
- Incluída entre as 100 melhores empresas com desempenho nas áreas ambiental, social e de governança pelo Anuário Integridade ESG
- Integrante do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, composto por empresas com reconhecido comprometimento com a sustentabilidade
Outro exemplo do compromisso da Copasa com a sustentabilidade é a obtenção de uma linha de crédito rotulada como Empréstimo Sustentável e Empréstimo Azul junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Os recursos serão utilizados em obras de melhoria nos sistemas de abastecimento de água e esgoto.
A lista da Time demonstra que empresas de todos os portes e setores podem crescer ao adotar práticas sustentáveis. A inclusão de empresas como Mastercard, Visa, BMW Group e Coca-Cola no ranking reforça essa ideia.
O professor John Sterman, da Sloan School of Management do MIT, afirma que a crença de que existe uma compensação entre crescimento e sustentabilidade é uma falsa dicotomia. “As pessoas estão profundamente presas a essa mentalidade de trade-off: crescimento versus verde, empregos versus meio ambiente. Essas são falsas dicotomias”, afirma o especialista
Tensie Whelan, professor da NYU Stern School for Business, concorda e aponta que existem “enormes benefícios financeiros” na incorporação da sustentabilidade, incluindo redução de custos, melhoria nas relações com fornecedores, inovação e marketing. Existem razões comerciais realmente significativas para investir em contrapartida ao pensamento de ‘Oh, isso é apenas uma coisa boa de se fazer’. Repetidamente, vemos enormes benefícios financeiros”, conclui o professor.