Faculdade de Saúde Santa Casa BH: Alunos recém-formados aproveitam programas de trainee para iniciar carreira profissional

Faculdade de Saúde Santa Casa BH: Alunos recém-formados aproveitam programas de trainee para iniciar carreira profissional 2
Colocar em prática o aprendizado teórico favorece o desenvolvimento e aumenta as chances do primeiro emprego; faculdades que oferecem programas de trainee conquistaram a confiança do mercado de trabalho. (Reprodução/Envato Elements)

Maria Luíza Diegues, 21, se interessou pela área da saúde desde o ensino médio, mas não se identificou com o setor assistencial. Foi então que conheceu o curso de Gestão Hospitalar da Faculdade de Saúde Santa Casa BH, e percebeu que era esse o caminho que queria seguir.

Depois de se formar, enfrentou um desafio comum para quem está em busca do primeiro emprego: a falta de experiência no mercado de trabalho. A solução para Maria Luíza veio da própria faculdade, por meio de um programa de trainee, que permite aos alunos egressos colocarem em prática seus conhecimentos na Santa Casa BH, maior complexo de saúde de Minas Gerais. 

Hoje, ela exerce o cargo de analista trainee no Ambulatório Especializado em Oftalmologia da instituição, e sente que o esforço e a dedicação valeram a pena. “Como a Santa Casa BH é muito ampla, a gente tem contato com muitos setores durante a formação. Isso abriu muitas portas e foi possível ter outra visão da saúde como um todo”, conta. Esta é uma das muitas histórias transformadas por este tipo de oportunidade, oferecida por empresas que possuem interesse em reter e investir no desenvolvimento de talentos promissores. 

Trainees são alunos recém-formados, contratados com o objetivo de serem treinados, acompanhados de perto por gestores, avaliados e desenvolvidos para se tornarem profissionais de ponta, com alta performance e conhecimento aprofundado da empresa. As principais características desejadas em um trainee são criatividade, inovação, foco em resultados, dedicação, comprometimento com a responsabilidade social e o desejo de construir uma carreira pautada nas melhores práticas organizacionais.

A analista trainee do Compliance da Santa Casa BH, Raphaela Stephanie da Silva, 29, também se formou nesta graduação da Faculdade de Saúde Santa Casa BH, e viu no curso uma forma de recomeçar sua carreira. “Trabalhei na área da saúde como assistente por 12 anos, e queria alavancar minha carreira. Procurei alguns cursos no setor assistencial, onde eu já atuava, mas nada chamava muito a minha atenção. Quando eu conheci mais sobre o curso de Gestão Hospitalar, percebi que era uma área desafiadora e inovadora e vi o quanto era importante o trabalho do gestor em uma instituição de saúde”, disse.

Em alta no mercado de trabalho, a graduação em “Gestão Hospitalar” forma profissionais com uma visão multidisciplinar para atuar de forma estratégica em instituições de saúde. Além disso, os alunos são orientados a desenvolverem um olhar estratégico para o aperfeiçoamento de processos e serviços, considerando as particularidades de cada setor.

Como funciona o programa de trainee da Faculdade de Saúde Santa Casa BH?

Realizado anualmente, o programa é voltado para alunos formados até dois anos antes da data do edital. No documento, são especificados o número de vagas e as áreas de atuação. É realizado um processo seletivo em duas etapas, sendo a primeira eliminatória e, a segunda, classificatória. Após o resultado, os selecionados são convocados para dar início ao processo de contratação. O vínculo com a Santa Casa BH é de 12 meses, prorrogável automaticamente por mais 12 meses.

Além do programa de trainee, todos os alunos do curso de Gestão Hospitalar realizam um estágio obrigatório, no qual passam por todos os setores da Santa Casa BH para conhecer de ponta a ponta o funcionamento de uma instituição de saúde de grande porte e seus desafios. Dessa forma, eles podem interagir com profissionais experientes e qualificados, participar de projetos, contribuir para resultados e chegar mais preparados para o mercado de trabalho.

A Santa Casa BH e a Gestão Hospitalar

A Santa Casa BH é uma instituição centenária que, há 124 anos, vem transformando o cenário da saúde em Minas Gerais, e grande parte desta história se deve aos processos inovadores implementados pelos gestores hospitalares.

Por meio do esforço conjunto de todas as áreas, tem sido possível realizar mais de 320 transplantes de órgãos, tecidos e células e atender mais de 30 mil crianças, adolescentes e adultos por ano, entre tratamentos, quimioterapia, radioterapia, cirurgias, entre outros serviços. Além disso, os Ambulatórios Especializados atendem mais de 40 especialidades e realizam 18 tipos diferentes de exames. 

Além da graduação de Gestão Hospitalar, a Faculdade de Saúde Santa Casa BH trabalha com empenho para gerir 127 cursos de pós-graduação Lato Sensu, 161 opções de Residência e Especialização e 101 cursos de curta duração, bem como dois cursos técnicos e um curso de mestrado acadêmico e pós-doutorado.

Ao longo da sua história, a instituição alcançou a marca expressiva de mais de 10 mil alunos formados, que se tornaram profissionais qualificados para atuar com excelência e humanidade, preparados para lidar com os desafios do presente e do futuro.

Saiba mais sobre o curso de Gestão Hospitalar da Faculdade de Saúde Santa Casa BH

Faculdade de Saúde Santa Casa BH: Alunos recém-formados aproveitam programas de trainee para iniciar carreira profissional
Reprodução/Faculdade de Saúde Santa Casa BH

O curso de Gestão Hospitalar da Faculdade de Saúde Santa Casa BH é um ótimo exemplo de graduação que tem feito a diferença na vida de seus formandos. Nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC), ele chamou a atenção dos alunos pelo seu corpo docente, formado por professores renomados, e pela carga horária bem dividida entre teoria e prática.

A história da Santa Casa BH com o ensino em saúde começou há mais de um século. Tanto as escolas de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1950) e da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (1955) quanto a de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas (1942) nasceram nos corredores da Santa Casa BH, com a participação direta do corpo clínico do hospital.

Hoje, os alunos da Faculdade de Saúde Santa Casa BH vivem a prática da vida real, no maior complexo de saúde de Minas Gerais, composto por 10 unidades, que incluem um Hospital de Alta Complexidade 100% SUS com 35 especialidades, o São Lucas Hospital Particular e Convênios, um Instituto de Oncologia, Ambulatórios Especializados, Assistência Familiar, entre outras.

Se inscreva no vestibular agendado da Faculdade de Saúde Santa Casa BH

Aproveite a oportunidade de começar uma carreira na área que mais cresce no Brasil. Se inscreva no vestibular agendado da Faculdade de Saúde Santa Casa BH pelo site www.faculdadesantacasabh.org.br/graduacao/gestao-hospitalar.

O processo seletivo é feito em duas etapas, sendo a primeira uma prova dissertativa e, a segunda, Múltiplas Minientrevistas (MME). Os candidatos também podem utilizar a nota do ENEM a partir de 2017 para substituir a primeira etapa, desde que não tenham nota 0 em nenhuma das áreas de conhecimento e nem na redação.