Indústria promove empreendimentos sociais nas comunidades vizinhas em Minas; conheça os projetos

Indústria promove empreendimentos sociais nas comunidades vizinhas em Minas; conheça os projetos
Reprodução/Compre de uma Mãe

As indústrias e as comunidades em que estão inseridas favorecem um ambiente de construção conjunta, identificando os problemas comuns e buscando soluções que satisfaçam ambas as partes, com foco na geração de valor compartilhado. Essa sinergia resulta em empreendimentos sociais de extrema importância para as populações envolvidas.

A FIEMG tem a missão de mobilizar as indústrias a adotarem iniciativas e soluções que contribuam para o aperfeiçoamento da gestão sustentável, tornando as empresas e a sociedade cada vez mais inclusivas, competitivas e resilientes. Tudo isso, em consonância com a agenda ESG (do inglês: Ambiental, Social e Governança), incentivando e buscando uma atuação socialmente responsável, fortalecendo o compromisso com a sociedade e com a indústria mineira.

No segmento da indústria da mineração, a produtora de ouro AngloGold Ashanti selecionou 20 projetos para o programa Parcerias Sustentáveis 2022. Essa é a principal plataforma de desenvolvimento social da empresa, que oferece anualmente, cerca de R$ 1 milhão em investimentos para iniciativas de municípios nos quais atua, em Minas Gerais e em Goiás.

Desde 2010, o Parcerias já apoiou 272 propostas, com mais de 35 mil pessoas beneficiadas e R$ 11,4 milhões investidos. “Esse é um recurso destinado ao empreendedorismo social com o grande diferencial de as iniciativas serem selecionadas por representantes das próprias comunidades”, conta Othon Maia, gerente sênior de Comunicação e Relações Institucionais da AngloGold Ashanti.

Na fase de pré-aceleração, quando 12 novos projetos estão iniciando no programa, a AngloGold Ashanti provê investimento de até R$ 50 mil e capacitação para cada organização social, microempreendedor Individual (MEI), microempresa e cooperativa que pode contribuir para o desenvolvimento das comunidades.

Em 2021, essa etapa colheu resultados históricos. “Tivemos a maior taxa de aderência dos planos de ação desde o início do programa – 98,2% das ações propostas pelos participantes foram executadas”, destaca Othon Maia, gerente sênior de Comunicação e Relações Institucionais da AngloGold Ashanti.

Já na etapa de Aceleração, oito projetos que participaram do Parcerias em 2021 recebem mais um aporte financeiro, de até R$ 50 mil por projeto, suporte técnico e acompanhamento dos indicadores de negócio. Ao final do segundo ano de participação, espera-se que o empreendimento esteja posicionado no mercado, comercializando seus produtos e serviços e sendo financeiramente sustentável.

Os critérios de escolha dos projetos incluem a avaliação do impacto social, proposta de valor, potencial dos produtos e serviços, entre outros indicadores. Neste ano, eles se encaixaram em três categorias: Cultura, Turismo e Gastronomia; Soluções Sustentáveis; Empreendedorismo da Diversidade.

Compre de uma Mãe

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Karen (esquerda) e Milena (direita), responsáveis pelo Compre de uma Mãe, iniciativa apoiada pelo projeto Parcerias Sustentáveis, da AngloGold Ashanti. (Reprodução/Compre de uma Mãe)

Estímulo à diversidade na categoria Empreendedorismo da Diversidade, a iniciativa “Compre de uma Mãe”, por exemplo, apoia o empreendedorismo materno.

A plataforma já impactou diretamente 180 mães de Nova Lima, Raposos, Rio Acima e outras cidades mineiras, por meio de uma vitrine digital que dá visibilidade e autonomia a essas empreendedoras.

“Com o Parcerias Sustentáveis, saímos de um projeto para um negócio de impacto social, de alto nível de profissionalismo”, afirma Karen Louise, CEO do Compre de uma Mãe.

Quintais

Voltado para o fornecimento de produtos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), o empreendimento “Quintais” beneficia mulheres, sobretudo negras, da cidade de Santa Bárbara, a partir da coleta de frutas das árvores em suas residências para a fabricação de polpas para sucos.

Uma tonelada e meia de polpas de frutas está contratada, apenas para o primeiro semestre de 2022, das mais de dez mulheres envolvidas. “Vemos que temos capacidade de ir mais longe do que já chegamos. Neste primeiro ano, focamos no mercado da merenda escolar, mas temos mais nichos para explorar”, comemora Vânia Santos, empreendedora.