Incluir pessoas em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho por meio de oferta de cursos gratuitos de formação socioprofissional. Este é o objetivo do Minas Forma, programa desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), que em sua primeira etapa visa atender jovens de 18 a 29 anos, com ou sem qualificação, e mulheres com mais de 40 anos.
Na primeira fase do programa, o foco serão cursos voltados para os setores de turismo / cultura, e o público prioritário são pessoas inscritas no CadÚnico.
Quem pode se inscrever
Poderão participar do programa pessoas residentes em Minas Gerais, com idade acima de 16 ou 18 anos (de acordo com a especificidade do curso escolhido).
Além da idade, alguns cursos do Minas Forma exigem comprovação de escolaridade ou experiência prévia para garantir o devido aproveitamento do conteúdo ministrado pelos alunos.
Conheça os benefícios do Minas Forma
Os cursos têm carga horária que varia entre 35 horas e 100 horas e os estudantes regularmente matriculados serão beneficiados com o pagamento de bolsa-auxílio.
Os valores variam entre R$ 210, para as turmas de 35 horas, e R$ 600, para as turmas de 100 horas, a serem pagos semanalmente, mediante presença regular em sala de aula.
Com formações de curta duração voltadas para conteúdos práticos de ofício e desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais, o programa busca permitir a preparação dos beneficiários para o mercado de trabalho e exercício da autonomia, por meio da ampliação de oportunidades de trabalho e geração de renda.
Saiba como realizar sua matrícula
As matrículas para as turmas do Minas Forma são feitas por ordem de chegada e são abertas com 90 dias de antecedência da data prevista para início de cada turma (clique aqui e confira o cronograma).
A pessoa que tiver interesse, deve apresentar os documentos para realização da matrícula de forma presencial (em municípios que dispõem de unidade SENAC ou ponto de apoio) ou de forma online por meio dos links disponíveis no cronograma. A relação de municípios que dispõem de unidade SENAC, bem como seus respectivos endereços, telefone para contato e horários de atendimento podem ser encontradas no site.
Nesta primeira fase, destinada ao setor de turismo e cultura, serão disponibilizadas 8,1 mil vagas, divididas em 356 turmas, em 101 municípios de Minas Gerais.
Cursos disponíveis Minas Forma
- Aperfeiçoamento em serviços de cozinha
- Boas práticas para serviços de alimentação
- Depilação com linha
- Elaboração de roteiros turísticos
- Escovista iniciante
- Estratégias de vendas para comércio de rua
- Ferramentas de marketing digital
- Formação de barista: preparo e serviço de café
- Intensivo de formação de sushiman
- Pizzas doces e salgadas
- Processos operacionais de recepção e reservas em meios de hospedagem
- Qualidade no atendimento ao cliente
- Salgados simples e finos
- Técnicas básicas para camareiro
- Técnicas básicas para chapeiro
- Técnicas de atendimento em lanchonetes e entregas
- Técnicas de operação de caixa
- Técnicas de organização de eventos
- Técnicas e práticas de lazer e recreação
- Técnicas para churrasco
- Técnicas para garçom
- Turismo cultural
- Condutor de visitantes
- Turismo cultural e de natureza
Municípios atendidos
Os seguintes municípios serão contemplados na primeira fase do Programa Minas Forma:
Alfenas, Araguari, Araxá, Arcos, Barão de Cocais, Barbacena, Belo Horizonte, Betim, Boa Esperança, Bom Despacho, Bueno Brandão, Camanducaia, Campo Belo, Carangola, Caratinga, Cataguases, Caxambu, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Coronel Fabriciano, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Dores do Indaiá, Entre Rios de Minas, Esmeraldas, Extrema, Fama, Formiga, Frutal, Gonçalves, Governador Valadares, Guaxupé, Ibirité, Igarapé, Ipatinga, Itabira, Itabirito, Itajubá, Itambacuri, Itanhandu, Itapecerica, Itaúna, Ituiutaba, Jaboticatubas, Jacutinga, Janaúba, João Pinheiro, Juatuba, Juiz de Fora, Lagoa da Prata, Lagoa Santa, Lambari, Lavras, Leopoldina, Manhuaçu, Mariana, Mateus Leme, Montes Claros, Muriaé, Nova Lima, Nova Serrana, Ouro Branco, Ouro Preto, Pará de Minas, Paracatu, Passa Quatro, Passos, Patrocínio, Pedro Leopoldo, Poços de Caldas, Ponte Nova, Pouso Alegre, Resplendor, Ribeirão das Neves, Sabará, Salinas, Santa Luzia, Santa Rita de Ibitipoca, Santana do Riacho, Santos Dumont, São João Del Rei, São João Nepomuceno, São Joaquim de Bicas, São José da Barra, São José da Lapa, São Lourenço, São Thomé das Letras, Sete Lagoas, Teófilo Ottoni, Timóteo, Tiradentes, Três Marias, Turmalina, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Varginha, Viçosa, Volta Grande.