Onde colocar os pneus que acabei de comprar? Dicas para armazenar corretamente

Onde colocar os pneus que acabei de comprar? - Dicas para armazenar corretamente
Reprodução/Envato Elements

Talvez você seja um dos motoristas que se perguntam: “onde colocar os pneus que acabei de comprar?”. Buscar dicas para armazenar corretamente os pneus pode ajudar a prolongar sua vida útil. Ainda que não haja certeza quanto ao prazo exato de duração, é necessário fazer a nossa parte para preservar o objeto recém-adquirido.

Vale ressaltar que os gastos com reparos e manutenção de carros compõem boa parte do orçamento mensal. Alguns dos principais exemplos disso são:

  • Seguro;
  • Consumo de combustível e óleo;
  • Consertos;
  • Estacionamentos.

Entre outros. Por este motivo, aconselha-se manter a atenção redobrada para conservar peças e aumentar a durabilidade dos itens. 

Para te ajudar, falaremos sobre onde colocar pneus depois de comprar. A fim de evitar que se danifiquem devido ao ambiente, armazenagem, montagem incorreta e etc. Descubra como fazer!

Onde armazenar os pneus

Em primeiro lugar, é fundamental determinar o local adequado para armazenar os pneus antes da compra. Lembre-se que a higienização do ambiente deve ser feita com eficiência, pois o material do pneu (borracha) pode se desgastar em contato com algumas substâncias. Como gasolina, superfícies com gorduras, gasóleo, entre outros.

Quando há contato direto ou indireto com esses elementos, os pneus podem apresentar avarias permanentes. E caso não haja um monitoramento prévio para a colocação no automóvel, resultará em acidentes ou falhas graves na armação das peças.

Então, o que se deve considerar para guardar os pneus depois de comprar? Sobre o ambiente, precisa:

  • ser totalmente seco;
  • ter ótima circulação de ar;
  • ficar longe da luz solar;
  • manter distância de produtos elétricos e/ou com alta temperatura, como motor elétrico, materiais inflamáveis, fornos, bombas;
  • manter-se separado de determinados líquidos, como tintas, massa corrida, óleos e água.

Além disso, a limpeza do local deve ser feita com certa frequência, incluindo a própria higienização dos pneus. Se a borracha não é observada de tempos em tempos e nem conservada pelo dono, o pneu pode enfraquecer rapidamente. Por isso, cuide do produto com cautela, para que tais detalhes não possam afetá-lo.

Como limpar os pneus

É de se esperar que os produtos novos já venham limpinhos e preparados para uso. No entanto, saber como limpar os pneus pode aumentar sua longevidade. 

Nesse momento, o “alerta” tem que ficar ligado para quem vai cumprir a tarefa. Produtos químicos ou corrosivos, nem pensar! Para limpar corretamente, basta a boa e velha dupla: água e sabão! Lave todos os pneus com água e sabão, e seque-os com empenho quando acabar. Evite o acúmulo de sujeira!

Como guardar adequadamente

Por serem feitos de borracha, os pneus podem ressecar caso permaneçam muito tempo armazenados. Ou ainda acumular água e poeira.

Tudo isso pode piorar caso a pessoa não empacote as peças acertadamente mesmo após a lavagem. Mas, se você está pensando que o empacotamento é um exagero, está muito enganado. A ação contribui para proteger os pneus de maneira mais qualificada.

Contudo, não é necessário gastar muito dinheiro com invólucros específicos. As sacolas plásticas maiores, aquelas utilizadas para juntar lixo, certamente irão servir. Basta tampar os pneus completamente para preservá-los.

O melhor método para posicioná-los

É comum observar em algumas oficinas pneus deitados e empilhados. Dessa maneira, os motoristas entendem que é o jeito correto para colocar pneus depois de comprar. Mas, não é bem por aí. 

Pneus desmontados

O melhor método para posicionar pneus desmontados é em flancos; ou seja, “em pé”. O que auxilia na rápida montagem das peças, evitando ainda possíveis defeitos pela arrumação indevida. 

Na hora de acomodá-los, verifique se a câmara-de-ar está completa até a metade. É necessário que os itens demonstrem este nível de ar para guardar o produto. Outra coisa a ser evitada é a colocação de pneus desmontados em hastes suspensas, resultando em desgastes notáveis.

Pneus montados em jantes

Comprar pneus montados em jantes facilita o modo de armazenagem. Os itens quando possuem jantes sobressalentes mantém seu aspecto saudável por longo prazo. Sem falar que proporcionam mais de um método para posicioná-los sem promover estragos irreversíveis. 

Se os pneus que acabou de comprar estiverem montados, você poderá acomodá-los em flancos, como mencionamos acima, ou suspensos. Uma dica de ouro é rodar o objeto algumas vezes para não produzir “bolsões”.

Dessa forma, não há riscos de perdas por deterioração ou por colocação inapropriada.

Pneus com letras brancas

Mais comuns em carros esportivos ou peças clássicas, os pneus com letras brancas demandam um cuidado especial. 

Fique ligado para que não haja contato direto das letras brancas com o piso ou com o lado preto do objeto. Caso contrário, facilitará manchas nas letras de maneira irrecuperável.