Por que fazer uma graduação, uma pós-graduação ou um mestrado e doutorado?

Por que fazer uma graduação, uma pós-graduação ou um mestrado e doutorado? fumec
Conheça as vantagens e diferenças de cada curso e modalidade. (Reprodução/FUMEC)

Sem dúvidas, ter um diploma de graduação nos dias de hoje é praticamente um pré-requisito para se dar bem no mercado de trabalho. No entanto, em uma área competitiva e em crescente expansão, a graduação por si só já não basta.

É aí que a educação continuada ganha importância no currículo, pois capacita os profissionais com habilidades ainda mais específicas para lidar com as novas tecnologias, demandas e linguagens do mercado atual.

Mas quando pensamos em fazer um curso superior, qual a melhor opção? Graduação tecnológica ou bacharelado? E para especialização, qual a diferença entre pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu? Essas questões já deixaram dúvidas em muitos estudantes e profissionais, e a reposta para essas perguntas é o que veremos a seguir.

Diferença entre graduação tecnológica e bacharelado

Os cursos de graduação bacharelado ou tecnólogo possuem em comum o fato de serem graduações de nível superior, oferecidas por universidades públicas e privadas de todo o Brasil.

Por se tratar de ensino superior, o candidato deve passar por um processo seletivo, que pode ser através do vestibular tradicional, agendado, redação online, Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) ou, pelo seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Sabemos que o bacharelado é a forma mais tradicional de graduação. Os cursos, em sua maioria, duram de 4 a 6 anos e são voltados para uma formação mais ampla, com um amplo portfólio de disciplinas teóricas e práticas. São exemplos de bacharelados: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Direito e Psicologia.

Os cursos tecnólogos geralmente possuem duração rápida e focam mais na prática profissional. Estes cursos são específicos e, por possuírem uma formação essencialmente prática, contam com uma duração de 2 a 3 anos.

São exemplos de cursos tecnólogos: Gestão Financeira, Gestão em Recursos Humanos e Jogos Digitais. O tecnólogo e bacharelado possuem algumas semelhanças, e a principal é o reconhecimento por parte do MEC e do mercado de trabalho. 

Outra modalidade de curso superior são os cursos de licenciatura, uma opção para quem deseja ser professor de ensino fundamental e médio. Estes cursos têm a mesma duração dos de bacharelado, porém, a diferença curricular entre o bacharelado e a licenciatura é a presença de matérias de cunho pedagógico nos cursos do segundo tipo. 

Pós-graduação Lato Sensu x Stricto Sensu

O mercado de trabalho está em constante movimento e, se você deseja participar dele, deve acompanhá-lo de perto. Para estar mais preparado, já pensou em continuar os estudos? Cursar uma Pós-Graduação é um grande diferencial para seu currículo e deve ser considerada por quem busca ingressar no mercado de trabalho, mas com dois tipos de cursos, qual deve ser escolhido? Venha com a gente e saiba qual o melhor modelo para você!

Com duração média de 18 meses, a pós-graduação lato sensu é indicada para os profissionais que querem aperfeiçoar seus conhecimentos em uma determinada área. Dessa forma, é possível desenvolver habilidades específicas complementares à sua formação inicial, as quais podem ser utilizadas no dia a dia de trabalho. Já o MBA – Master in Business Administration (Mestrado em Administração de Negócios, em português) é uma pós-graduação lato sensu mais voltada para as áreas de negócios e gestão empresarial. 

Essa demanda por conhecimentos é uma tendência na carreira de um profissional em ascensão, conforme avança em uma empresa, é natural que o profissional passe a desempenhar funções que demandam mais de seus conhecimentos. Surgem desafios relacionados a áreas como gestão, tecnologia ou educação.

Já o modelo Stricto Sensu, se baseia em programas de mestrado, doutorado ou pós-doutorado, garantindo aos estudantes o devido grau, de acordo com o título que buscam, com duração maior de curso. o público-alvo dessa modalidade corresponde aos profissionais que desejam seguir uma carreira acadêmica: seja dando aulas em faculdades e universidades, seja atuando em pesquisas ou demais projetos de extensão.

Seja qual for a sua escolha, a Universidade FUMEC tem um curso para você! Acesse o site da FUMEC clicando aqui e conheça todos os cursos e modalidades.

Sobre a FUMEC

Com mais de 55 anos de história, a FUMEC hoje está entre as três melhores universidades privadas de Minas Gerais, conforme o Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, além do RUF – Ranking Universitário da Folha de S. Paulo e do Guia da Faculdade – O Estado de S. Paulo. Localizada na região centro-sul de Belo Horizonte, a instituição também é parceira do programa Google for Education.

A FUMEC oferece cursos presenciais e EaD (Educação a Distância) de graduação, superiores de tecnologia, pós-graduação lato sensu (especialização), pós-graduação stricto sensu (mestrado, doutorado e pós-doutorado) e de extensão.

A FUMEC também disponibiliza diversas opções de bolsas sociais e bolsas promocionais, para quem sonha em cursar uma graduação com descontos nas mensalidades de até 100%. A FUMEC também oferece outras formas de entrada: Transferência e Obtenção de Novo Título, além do Vestibular Agendado.

Os alunos têm à disposição diversos laboratórios para múltiplas áreas, incluindo sete simuladores de voo, para o Curso de Ciências Aeronáuticas, além do laboratório da Apple (Ciência da Computação), pioneiro em Minas Gerais ao ser construído em parceria oficial com a empresa norte-americana, além de ampla biblioteca com suporte de informática e recursos multimídia, salas de aula equipadas, salas multimeios, espaços para eventos acadêmicos e de convivência.

Onde fica

O campus da Universidade FUMEC fica na rua Cobre, 200, bairro Cruzeiro. O telefone de contato para dúvidas ou informações é o 0800 0300 200. Existe também o atendimento via chat, acessando o site www.fumec.br.